espaço

Friday , 08 de november de 2019

NOTA DE DESAGRAVO

Da Corregedoria-Geral em virtude das falas de Gilmar Mendes
Da Corregedoria-Geral em virtude das falas de Gilmar Mendes

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo apoia a nota de repúdio e desagravo emitida pela Associação Nacional do Ministério Público – Conamp, em razão da manifestação ofensiva e desrespeitosa feita pelo ministro Gilmar Mendes durante julgamento de ações diretas de constitucionalidade que tratavam, em última análise, da validade jurídica do cumprimento da pena de prisão após decisão de segunda instância.

Em comentário que não tinha nenhuma pertinência com o tema em discussão, Sua Excelência diz que determinado membro do Ministério Público do Paraná foi surpreendido embriagado em fiscalização de trânsito.

Em seguida, em tom de chiste e sumamente ofensivo a todos os membros do Ministério Público, afirma que “parece que o alcoolismo é um problema de todo o Ministério Público”.

A grandeza da função jurisdicional não se coaduna com postura desse jaez, notadamente quando se lança ofensa genérica a Instituição de envergadura constitucional, incumbida da defesa da ordem jurídica e do estado democrático de direito, assim como a seus membros.

Estarrecedora, ainda, a forma leviana e preconceituosa com que trata o alcoolismo, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, problema de saúde pública e que aflige a tantas famílias brasileiras.

Esta Corregedoria-Geral não pode deixar, assim, de repudiar a falta de observância do dever ético elementar de guardar respeito e urbanidade concernente a toda comunidade jurídica. 

São Paulo, 08 de novembro de 2019

Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner
Corregedora-Geral

Motauri Ciocchetti de Souza
Vice-Corregedor-Geral


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço