Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Friday , 07 de february de 2020

"Ferramentas que nos trouxeram até hoje não serão as que levarão sonho adiante"

Paulo Sérgio Oliveira e Costa toma posse como diretor da ESMP em cerimônia concorrida
Paulo Sérgio Oliveira e Costa toma posse como diretor da ESMP em cerimônia concorrida

Com centenas de pessoas acompanhando a cerimônia no auditório da instituição e pela página no Facebook do MPSP, o procurador de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa tomou posse, na tarde desta sexta-feira (7/2) ,como diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). "A posse é de todos nós", disse o diretor, referindo-se à sua equipe de assessores e servidores com a qual trabalhará no biênio 2020-2021.

Em seu discurso, Oliveira e Costa apresentou as diretrizes que nortearão a escola no sentido de fortalecer cada vez mais o MPSP, cuidando não somente dos aspectos "cognitivos", mas também da dimensão socioemocional. "As ferramentas que nos trouxeram até os dias de hoje não serão as mesmas que levarão este sonho adiante", asseverou o procurador, ressaltando que, além do conteúdo, a ESMP dedicará especial atenção às plataformas tecnológicas de difusão do conhecimento. Nesta manhã, por exemplo, foi lançado o podcast da escola. Ele destacou a contribuição de todos os seus antecessores na construção do que é a ESMP hoje. Os ex-diretores Mario Sarrubbo, Mario Papaterra Limonge, Marcelo Pedroso Goulart, Marino Pazzaglini Filho e Hugo Nigro Mazzilli estavam presentes à solenidade. 
 

O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, afirmou ser "uma alegria para a instituição" ter à frente da escola um profissional como Oliveira e Costa. "O Paulo tem uma história de vida, de luta institucional", anotou o PGJ. 

Para a corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner, a escola contribui com a formação do bem mais precioso do Ministério Público: seus membros. "Considero a escola como grande parceira da Corregedoria", disse Tereza, antevendo a atuação conjunta no curso de adaptação que recepcionará 80 novos promotores oriundos do 93º Concurso. A corregedora fez uma saudação especial a Mazzilli, a quem considera o professor de todos no MPSP. 

O secretário de Estado da Educação, Rossiele Soares, em sua manifestação, solicitou a Oliveira e Costa ajuda para formar gestores públicos de educação, mais um desafio a ser enfrentado pela equipe da ESMP. 

"Todos os desafios que ele enfrentou, ele saiu-se bem. Não tenho dúvida do sucesso da gestão", afirmou o secretário do Conselho Superior do Ministério Público, José Carlos Cosenzo, em sua saudação. Paulo Penteado, presidente da Associação Paulista do Ministério Público, foi na mesma linha, destacando o acerto de Oliveira e Costa já na montagem do grupo de assessores, composto pelos promotores de Justiça Levy Magno, José Roberto Fumach, Mylene Comploier e Zenon Lotufo Tertius. "A nossa escola não só ensina. Nossa escola forma", disse Penteado. 

O discurso de Oliveira e Costa reservou momentos de emoção em sua parte final. Ele embargou a voz e foi às lágrimas ao citar os pais, as filhas, a companheira e a netinha Manu, de apenas 4 anos, que estava no auditório. "O vovô de cabelos de algodão está te mandando um beijo", disse Oliveira e Costa, para o encantamento de todos. 

Além das autoridades que discursaram, compuseram a mesa o presidente do TRE, Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, o desembargador Álvaro Augusto dos Passos, o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, o decano do Órgão Especial, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, e o secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço