Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Thursday , 13 de february de 2020

Iniciativas da PGJ dão protagonismo ao componente humano no Ministério Público

Comex e Comitê de Gestão de Pessoas estão entre medidas implementadas pela atual gestão
Comex e Comitê de Gestão de Pessoas estão entre medidas implementadas pela atual gestão

Ciente do papel crucial desempenhado pelos servidores e membros para a eficácia do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de São Paulo, a atual gestão à frente da Procuradoria-Geral de Justiça colocou em prática uma série de medidas para valorizar ainda mais os que fazem a instituição. Muitas delas nasceram a partir do programa de qualidade de vida no trabalho iniciado no MPSP em 2016 por iniciativa da PGJ.

Alinhado ao Plano Estratégico do Ministério Público, o projeto levou à criação, por meio de ato normativo publicado em 2018, do Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas. O grupo, formado tanto por servidores quanto por membros, tem como objetivo administrar a Política de Gestão de Pessoas no MPSP, executando diversas ações tendo a humanização como norte. Temas como igualdade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência foram contemplados por meio da criação de subcomitês.

O compromisso assumido pelo comando do Ministério Público com o protagonismo do componente humano na instituição levou ainda à criação das Comissões Executivas Regionais (Comex), ligadas ao Centro de Gestão Estratégica. Os núcleos, espalhados por todo o Estado, são integrados por servidores que se aderiram ao projeto de maneira voluntária. Entre os inscritos, há integrantes do MPSP especializados em gestão pública, pessoas interessadas em ministrar treinamentos e cursos, além de gente que deseja aprender e disseminar as novas ideias implementadas.

As Comex nasceram com o objetivo de disseminar projetos estratégicos, capazes de promover melhorias na qualidade de vida e no trabalho dos integrantes do MPSP, gerando maior resolutividade. As comissões facilitam ainda o intercâmbio de projetos e boas práticas entre os diversos órgãos e unidades do MPSP, favorecendo o senso de integração e de unidade institucional.

Desde a sua criação, o Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas encaminhou várias propostas, devidamente recebidas pela Procuradoria-Geral de Justiça. 

Um dos projetos difundidos por meio das Comex é o Promover, que reorganiza as Promotorias de modo que os servidores e membros extraiam todo o potencial das novidades tecnológicas recentemente adotadas na instituição. A Campanha do Agasalho e o estímulo a exercícios de ginástica laboral, assim como o Projeto Desapega - que mapeia documentos passíveis de eliminação e que estão arquivados nas Promotorias de Justiça -, são outros exemplos de resultados da atuação das Comex.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço