espaço

Thursday , 27 de february de 2020

Gaeco deflagra Operação Benu contra lavagem de dinheiro e tráfico em Piracicaba

Dono de loja de veículos usava estabelecimento para prática criminosa
Dono de loja de veículos usava estabelecimento para prática criminosa

Na última semana, o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Civil do Estado de São Paulo (Deinter 9 – Piracicaba) deflagraram a Operação Benu, destinada a investigar crimes de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas e à associação para o tráfico na cidade de Piracicaba.

Usando meios de investigação amparados em medidas cautelares judicialmente concedidas, em especial quebras de sigilo bancário, fiscal e de comunicações telefônicas, além de outras diligências investigativas, o Ministério Público colheu inúmeras provas de que um comerciante de veículos sediado em Piracicaba mantinha constante relacionamento com traficantes de drogas, integrantes da facção criminosa PCC e outros criminosos. Ele utilizava seu estabelecimento comercial (Vila Nova Veículos) como mecanismo de lavagem de dinheiro para estas pessoas.

Ao longo das investigações, reforçadas pelo trabalho desenvolvido em conjunto entre o Gaeco e a Unidade de Inteligência da Polícia Civil junto ao Deinter 9 – Piracicaba, foram colhidas provas não só das práticas de lavagem de dinheiro de traficantes e outros criminosos por meio do comércio de veículos, mas também foram identificados alguns indivíduos com intensa atuação no comércio ilegal de drogas.

Em razão das provas colhidas até o presente momento e por força de requerimento do Gaeco, foram decretadas sete prisões preventivas e 13 ordens de busca e apreensão. Além disso, foram autorizadas as apreensões de inúmeros veículos, todos registrados em nome de terceiros relacionados ao comerciante de veículos identificado como lavador de dinheiro de criminosos.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca, foram apreendidos cinco veículos, diversos aparelhos celulares, inúmeros documentos indicativos de práticas suspeitas de lavagem de dinheiro, além de quase R$ 8 mil em dinheiro.

Em poder do grupo de traficantes identificados no curso das investigações, cujos contatos e relacionamentos com o comerciante de veículos ficaram demonstrados por meio das interceptações telefônicas, foram apreendidas 13 porções de cocaína, 140 gramas de pasta base de cocaína e mais de 500 gramas de maconha, em forma de tijolo.

A operação contou com apoio do Serviço Aerotático (helicóptero) da Polícia Civil, conhecido como “Pelicano”, que sobrevoou a cidade de Piracicaba e foi determinante na localização e captura de dois traficantes. Após fugirem em veículo antes da chegada dos policiais, os criminosos foram alcançados e presos na rodovia Bandeirantes, próximo ao município de Cordeirópolis.

Benu é o nome dado a uma ave da mitologia egípcia que inspirou a fênix, da mitologia grega. Ela também significa renascimento após estar praticamente morta. Trata-se de uma referência às inúmeras dificuldades encontradas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil para desenvolver as investigações que resultaram na deflagração desta operação, sempre com muitos percalços e obstáculos, mas que, com o empenho e dedicação de seus integrantes, tiveram êxito com os resultados alcançados até o momento.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço