espaço

Friday , 03 de april de 2020

Promotor recomenda que Barretos adote medidas contra mal uso de dinheiro público na pandemia

Orientação envolve campo no Portal da Transparência
Orientação envolve campo no Portal da Transparência

A Promotoria de Justiça de Barretos, por meio do promotor Tiago Fonseca, expediu recomendação administrativa orientando o município a adotar uma série de providências que visem a coibir o abuso e o mal uso do dinheiro público durante o período de calamidade pública provocado pela pandemia de covid-19. Entre elas estão a criação de um campo específico no Portal da Transparência da prefeitura, ou em seu site, com informações claras e objetivas sobre os gastos realizados no período da pandemia, assim como a elaboração de um plano de contingência com a previsão, inclusive, do que se refere às contratações diretas.

Dutra recomendou ainda que a Prefeitura de Barretos se abstenha de formalizar processos de dispensa licitatória e/ou celebrar e executar contratações diretas atestando como emergenciais ou de calamidade pública situações que não se enquadrem na legislação específica, e também de contratar diretamente por dispensa de licitação sem que esteja instaurado, instruído e finalizado procedimento administrativo que contenha todos os requisitos e pressupostos formais e materiais.

A recomendação foi expedida após o Executivo local declarar estado de calamidade pública na cidade de Barretos. Para o promotor, a medida acaba por proporcionar uma flexibilização profunda dos mecanismos de controle de gastos públicos municipais, ao autorizar, por exemplo, a contratação excepcional de empresas que estejam com inidoneidade declarada ou com suspensão no direito de participar de licitação.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço