espaço

Tuesday , 23 de june de 2020

Denunciado pelo MPSP, homem conhecido como "maníaco da peruca" irá a júri popular

Flávio Graça matou três pessoas e feriu duas em Santos
Flávio Graça matou três pessoas e feriu duas em Santos

Denunciado pelo promotor Cássio Sartori, o dentista Flávio do Nascimento Graça, que ficou conhecido como “maníaco da peruca”, irá a júri popular. O réu responde por cinco homicídios qualificados, sendo três consumados e dois tentados. De acordo com as investigações, os crimes foram cometidos por vingança, já que as vítimas abriram uma unidade da Clínica Americana, voltada a atendimento odontológico, na mesma rua do município de Santos onde o acusado tinha sua própria clínica, o que teria ocasionado diminuição de sua clientela e o fechamento de seu empreendimento.

O primeiro crime ocorreu em dezembro de 2014, quando o denunciado matou Agilson Correia de Carvalho, dono da Clínica Americana, atingindo-o na cabeça quando o mesmo saía de seu estabelecimento. Após a morte de Agilson, seus irmãos, Aldacy Correa de Carvalho e Arnaldo Correa de Carvalho; e seu sobrinho, Alex Macedo de Carvalho, passaram a administrar a clínica odontológica. Não satisfeito com o fato de a empresa concorrente continuar com suas atividades, Graça decidiu, então, matar também os familiares de sua primeira vítima. Em julho de 2015, o acusado preparou uma emboscada, usando uma peruca black power para evitar ser reconhecido. Na ocasião, ele atirou contra as três pessoas, matando Aldacy na hora. Arnaldo passou 4 meses internado, mas também acabou falecendo em virtude dos ferimentos. Já Alex foi baleado de raspão no rosto, conseguiu se abrigar dentro de um táxi e fugir, evitando ser atingido fatalmente.

Em setembro de 2015, o denunciado resolveu se vingar de Sônia Cristina Saboya, que já havia sido sua funcionária e, à época dos fatos, trabalhava na Clínica Americana. Após observar a rotina de Sônia e constatar que ela usava bicicleta para se locomover até o local de trabalho, Graça, usando uma peruca loira, repetiu o modus operandi, permanecendo de tocaia e surpreendendo Sônia, atirando várias vezes contra ela e fugindo em seguida. Atingida no tórax e nos braços, a vítima recebeu pronto atendimento médico e sobreviveu.

Na denúncia, a Promotoria destacou o fato de que Graça agiu por motivo torpe (vingança) e de emboscada, dois motivos qualificadores que podem aumentar a pena em caso de condenação perante o Tribunal do Júri.

Parecer elaborado pelo Centro de Apoio à Execução do MPSP atestou que Graça não sofre de esquizofrenia, sendo "
inteiramente capaz de entender o caráter ilícito de sua conduta (...)".


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço