espaço

Wednesday, 08 de july de 2020

Promotorias irão acompanhar políticas contra novo coronavírus na região de Franca

Procedimento é resultado de atuação integrada
Procedimento é resultado de atuação integrada

Promotores de Justiça de Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho e São Joaquim da Barra instauraram um procedimento para acompanhar a política regional contra a proliferação do novo coronavírus, no âmbito do SUS, nos municípios abrangidos pela área do Departamento Regional de Saúde-VIII (Franca).

Para os membros do MPSP, a instauração do Procedimento Administrativo de Acompanhamento representa medida de atuação estratégica e regionalizada das Promotorias de Justiça da região no enfrentamento ao coronavírus, tendo em vista que o Plano São Paulo de reabertura econômica estabelece critérios de flexibilização e restrição das atividades baseados na capacidade do sistema de saúde de cada área de abrangência dos Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). Ademais, a área do DRS-VIII é a de pior estrutura de leitos do Estado de São Paulo, tendo atingido ocupação de 92% no SUS.

O DRS-VIII foi oficiado para informar diariamente, por e-mail, a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, consolidada dia a dia, especificando o município de origem de cada paciente, assim como o município a que o caso positivo será atribuído segundo os protocolos de identificação próprios da Secretaria Estadual de Saúde. Foi solicitada também a indicação, para cada instituição, do número de internações custeadas por convênios, especificando a operadora para cada caso. 

Foram ainda expedidos ofícios para avaliar a situação do coronavírus nas usinas de cana-de-açúcar, setor de atividade econômica que, por sua natureza, tem potencial para, se não adotadas medidas preventivas, difundir a doença pelos municípios da região.

Assinaram a portaria de instauração do procedimento os promotores Eduardo Tostes, Túlio Vinicius Rosa, Ilo Gonçalves Junior, André Zanutim, Erton David, Filipe Antunes, Daniel do Nascimento, Alex Pires, Gustavo Ferronato, Fernando Chiozotto e Rosana Piola.


 
 
 

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço