espaço

Thursday , 09 de july de 2020

Obra irregular em parque municipal de Santos é suspensa a pedido do Ministério Público

Revitalização é contrapartida por instalação de usina que não foi discutida com sociedade
Revitalização é contrapartida por instalação de usina que não foi discutida com sociedade

O Ministério Público de São Paulo obteve liminar para a suspensão imediata das obras de revitalização realizadas por empresa privada no Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino, em Santos. A mesma decisão susta também a decisão do Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv) que aprovou estudo de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) relativo à construção de uma usina de incineração de resíduos sólidos, tomada sem a realização de audiência pública. Caso as obras não sejam interrompidas, haverá imposição de multa diária de R$ 30 mil.

De acordo com a ação, a obra no parque municipal é objeto de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (TRIMMC) firmado entre a Prefeitura de Santos e a empresa Valoriza Energia, como contrapartida pela instalação da usina no Sítio das Neves, área continental do município. Os membros do MPSP alegam na ação que, além de o Poder Público não ter discutido com a sociedade a contrapartida oferecida pela empresa, como previsto pelo Estatuto da Cidade e pelo Plano Diretor, as obras da contrapartida foram iniciadas no mesmo dia da publicação da aprovação do EIV.  

Antes de ajuizar a ação, o Ministério Público chegou a recomendar a não aprovação do EIV e a suspensão das obras, mas não foi atendido. A petição inicial é assinada pelos promotores Adriano Andrade de Souza e Almachia Zarg Acerbi, esta integrante do núcleo Baixada Santista do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço