espaço

Friday , 10 de july de 2020

MPSP acompanhará serviços à população em situação de rua em Franca durante pandemia

Centro Pop e Busca Ativa são objetos de inquérito civil
Centro Pop e Busca Ativa são objetos de inquérito civil

Verificar a prestação dos serviços socioassistenciais à população em situação de rua em Franca é o objetivo de um inquérito civil instaurado pelo promotor de Justiça Carlos Henrique Gasparoto. O procedimento vai acompanhar especificamente o atendimento prestado pelo equipamento Centro Pop e pela Busca Ativa, levando em conta a importância dos serviços diante da pandemia de covid-19.

Na portaria de instauração do inquérito, o membro do MPSP considera, entre outros pontos, que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), independentemente de sua fonte de financiamento, deve ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, e que seu espaço físico deve ser compatível com esta oferta. Gasparoto argumenta ainda que os problemas econômicos causados pela pandemia da covid-19, com acentuada diminuição da renda da população brasileira, tendem a aumentar ainda mais o número de pessoas em situação de rua.

Nesse sentido, a Promotoria enviou ofício ao município de Franca questionando se serviço de Busca Ativa está em regular funcionamento durante a pandemia, se existe um fluxo de encaminhamento, pela Assistência Social, à rede hospitalar, dos usuários dos serviços dedicados à população em situação de rua, que sejam casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus; e se há, no momento, algum projeto para ampliação e disponibilização de espaços para higienização, alimentação e fornecimento de água potável à população em situação de rua, bem como oferta de banheiros químicos, além dos públicos existentes.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço