espaço

Friday , 24 de july de 2020

Adolescentes que praticaram ato infracional equiparado a tráfico são internados

Medida foi tomada em Cordeirópolis a pedido do MPSP
Medida foi tomada em Cordeirópolis a pedido do MPSP

A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a internação imediata de nove adolescentes que respondem em Cordeirópolis por ato infracional equiparado ao crime tipificado no artigo 35 da lei 11.343/06, que é associação para o tráfico de drogas. Pela decisão, o recolhimento dos jovens antes do trânsito em julgado do processo não possui natureza de pena, e visa na realidade, a afastá-los da situação de vulnerabilidade em que se encontram.


O esquema foi desvendando após investigação policial envolvendo a quebra de sigilo de dados de aparelhos celulares e de interceptações telefônicas. 

De acordo com representação levada ao Judiciário pelo promotor Luiz Alberto Bevilacqua, os adolescentes foram recrutados por integrantes a organização criminosa PCC e vendiam substâncias ilícitas na região do Pátio da Estação, centro de Cordeirópolis.

Segundo relatos colhidos pelas autoridades, os adolescentes "veneravam" a organização criminosa pela qual tinham sido cooptados "e eram usados por traficantes maiores de idade para o comércio ilícito de drogas porque, em regra, quando são apreendidos pela polícia, não demoram a ser liberados, seja pela própria autoridade policial, seja pela autoridade judiciária".

Em relação a um décimo adolescente, a representação do MPSP foi julgada improcedente e a Promotoria irá recorrer da decisão.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço