espaço

Tuesday , 11 de august de 2020

Incêndio em área de proteção ambiental mobiliza Gaema

Área atingida é habitat de macacos muriquis, ameaçados de extinção
Área atingida é habitat de macacos muriquis, ameaçados de extinção

Ao tomar conhecimento do incêndio florestal que se iniciou na Serra do Queixo d'Anta, situada no distrito de São Francisco Xavier (município de São José dos Campos), o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) mobilizou-se para acionar formalmente a municipalidade, responsável pela Área de Proteção Ambiental (APA) municipal de São Francisco Xavier; a Fundação Florestal, gestora da APA estadual; o ICMBio, gestor da APA Bacia do Rio Paraíba do Sul; e a Polícia Militar Ambiental. O fogo consumiu uma área com cerca de 30 hectares.

Embora o incêndio tenha sido controlado na madrugada desta terça-feira (11/8) por funcionários da subprefeitura de São Francisco Xavier e voluntários das APA mediante intensa ação humana, há necessidade de agora aferir os danos ambientais ocasionados nas áreas protegidas e, também, se a origem das chamas foi criminosa, definindo-se responsabilidades.

Desde 2019, o Ministério Público acompanha, por meio de procedimento específico, as tratativas para aumentar a proteção aos muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie de primata em risco de extinção, buscando favorecer os estudos da biodiversidade e fomentar, no local, a criação de um amplo corredor ecológico.

Além da questão dos muriquis, o Gaema também acompanha, em procedimento distinto, o problema cíclico das queimadas em Unidades de Conservação no período das secas, debatendo com outros órgãos as medidas mais adequadas para sua prevenção.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço