espaço

Wednesday, 12 de august de 2020

Ex-vereador de Itanhaém tem bens bloqueados em ação por improbidade administrativa

Liminar ainda afasta servidor público municipal
Liminar ainda afasta servidor público municipal

A pedido do MPSP, a Justiça determinou liminarmente o afastamento imediato de um servidor público municipal de Itanhaém e o bloqueio de bens dele e ainda de um ex-vereador e de mais três pessoas, até o limite de R$ 1.053.180,00. A decisão foi tomada em ação por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo promotor Rafael Pinheiro. 

De acordo com o membro do MPSP, inquérito civil apontou que uma empresa de propriedade do então vereador à época dos fatos firmou contratos fraudulentos com a prefeitura e com a Câmara do município. A empresa em questão foi registrada no nome de "laranjas". 

Em relação à Prefeitura de Itanhaém, o servidor afastado era responsável pelo gerenciamento dos pedidos de licitação. Ele direcionou os processos, na modalidade convite, para que a empresa do ex-vereador saísse vencedora. Já quanto à Câmara, o parlamentar usou empresa de fachada para celebrar os contratos fraudulentos. Nesse caso, outro servidor responsável pelas licitações também agiu dolosa e lesivamente, de modo a garantir a vitória da mesma empresa no certame. "Assim, todos são réus: empresa, proprietário de fato, 'laranjas' e servidores responsáveis pelos atos de improbidade", explica o promotor na ação.

No mérito, Pinheiro requer a condenação dos envolvidos a sanções como ressarcimento do dano ao erário, pagamento a título de danos morais coletivos, suspensão dos direitos públicos e perda definitiva das funções públicas. O promotor pede ainda a nulidade dos contratos firmados.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço