espaço

Wednesday, 12 de august de 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre reportagens acerca da atuação do MPSP no ABC
Sobre reportagens acerca da atuação do MPSP no ABC

Sobre as reportagens publicadas pelo jornal "Diário do Grande ABC" acerca da atuação do MPSP, a instituição vem a público para esclarecer os fatos. Depositários da confiança dos cidadãos da sociedade brasileira, em especial a paulista, cerca de 2.000 promotores e procuradores de Justiça em todo o Estado combatem, de maneira incansável, todos aqueles que insistem em agir à margem da lei.

Essa atuação, como a história do Ministério Público comprova, alicerça-se sempre na técnica e nos valores éticos. Portanto, refutamos energicamente os ataques desferidos pelo jornal "Diário do Grande ABC" contra promotores do Gaeco e outros membros da nossa instituição. Diferentemente do que tenta fazer crer este veículo de comunicação, que contraria os cânones da imprensa ao incluir em seus textos suposições em vez de fatos, nenhuma notícia de ilícitos fica sem uma rigorosa investigação. Mas o eventual ajuizamento de ação não se subordina a interesses políticos, estejam eles onde estiverem, até mesmo na mídia. que jamais pautará a atividade de persecução penal por parte do Ministério Público paulista.

As manifestações e posicionamentos do MPSP, quer no curso de investigação policial, quer no curso do devido processo legal, se pautam pela realidade fática examinada à luz da legislação penal e processual penal. Embora a liberdade de imprensa seja algo sacrossanto, tendo o Ministério Público como seu defensor intransigente, o que se espera é que essa liberdade seja exercida com responsabilidade e sempre à luz dos fatos que se apresentam.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço