espaço

Thursday , 17 de september de 2020

Osasco adere ao Projeto Guardiã Maria da Penha

Programa chega a 21 cidades no Estado de São Paulo
Programa chega a 21 cidades no Estado de São Paulo

A cidade de Osasco aderiu oficialmente ao Projeto Guardiã Maria da Penha, política pública formatada pelo MPSP para o combate à violência de gênero, elevando a 21 o total de municípios do Estado que estão no programa.

"Esse é um grande passo. O Projeto Guardiã Maria da Penha vai fazer com que Osasco avance no combate à violência doméstica", declarou o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, durante cerimônia virtual que marcou a assinatura do Termo de Compromisso entre o Ministério Público e a cidade. De acordo com ele, o programa é voltado para uma parcela da sociedade que precisa muito do Estado. "Vamos botar a engrenagem para funcionar", afirmou o PGJ, saudando todos os colegas de Osasco por uma iniciativa que transcende a atuação processual.

O PGJ fez uma menção especial ao promotor Daniel Magalhães Albuquerque Silva. "O Daniel vem se destacando há muito tempo", disse. "Osasco necessitava desse projeto", afirmou Silva, atribuindo a formalização do acordo ao empenho de todos os promotores da comarca e também dos representantes do Executivo.

"Quero agradecer ao Ministério Público por essa importante iniciativa. Hoje é um dia histórico para a nossa cidade", declarou o prefeito Rogério Lins, apontando o aumento de casos de violência como mulher como uma preocupação. Por esse motivo, a prefeitura já pensa em instalar uma casa de passagem (equipamento que permite às vítimas deixarem suas residências) e lançar um aplicativo com botão de pânico para protegê-las. "Nosso objetivo é comum", ressaltou o secretário de Negócios Jurídicos, Ivo Gobatto.

O Projeto Guardiã Maria da Penha consiste na utilização da Guarda Municipal na proteção a mulheres vítimas de violência de gênero que obtiveram medidas protetivas contra o seu agressor. "Vai muito além de uma finalidade processual", enfatizou Valéria Scarance, do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço