espaço

Saturday , 19 de september de 2020

Sarrubbo explica criação do Grupo de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância

"É hora das instituições avançarem", afirma PGJ na Globonews
"É hora das instituições avançarem", afirma PGJ na Globonews

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, concedeu entrevista à Globonews neste sábado (19/9) sobre o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi). Criado pela Resolução 1.227/2020, de 15 de setembro, o Gecradi tem como objetivo a identificação, prevenção e repressão dos delitos de intolerância, de preconceito e discriminação cometidos na Capital, sempre respeitado o princípio da primazia do promotor natural.

"Detectamos, já no ano passado, quando eu ainda estava na Subprocuradoria de Políticas Criminais, que vários crimes, como homicídio e lesão, tinham esse viés racial", afirmou Sarrubbo. De acordo com ele, há necessidade de uma maior especialização por parte do MPSP para o combate a esses delitos. "Esse grupo é muito bem-vindo", opinou o professor Thiago Amparo, da FGV-SP, que participou da entrevista.

Na conversa com a jornalista Lilian Ribeiro, o PGJ defendeu o uso das garantias conferidas aos integrantes do sistema de Justiça para o enfrentamento à desigualdade racial. "Não é possível que em 2020 ainda tenhamos esse tipo de diferença num país como nosso", declarou. "É hora das instituições avançarem. É hora da sociedade avançar. Acho que essa iniciativa do Ministério Público é importante", disse o PGJ, mencionando também as Promotorias Regionais de Segurança, projeto em discussão no Órgão Especial do Colégios de Procuradores, como uma forma de o MPSP influenciar mais fortemente a política de segurança e os protocolos da polícia no sentido de mitigar eventuais traços discriminatórios na atuação da corporação.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço