Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Wednesday, 14 de october de 2020

MPSP denuncia Paulinho da Força por caixa 2, corrupção e lavagem de dinheiro

Força-tarefa ajuizou ação nesta terça-feira
Força-tarefa ajuizou ação nesta terça-feira

Nesta terça-feira (13/10), a força-tarefa instituída pelo MPSP no âmbito da Justiça Eleitoral denunciou Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e Cristiano Viela de Pinho pela prática de caixa 2, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os crimes, de acordo com a denúncia, ocorreram em 2010, quando Paulinho concorreu à reeleição a uma cadeira na Câmara dos Deputados, e entre 2012 e 2013, por conta da candidatura do presidente da legenda Solidariedade ao cargo de prefeito de São Paulo.

Na primeira oportunidade, o político recebeu R$ 200 mil indevidamente. Na segunda, R$ 1,5 milhão. Os recursos, pagos a título de propina, eram provenientes da J&F, cuja colaboração premiada de vários de seus dirigentes, incluindo Joesley Batista, Wesley Batista e Ricardo Saud, foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

Os promotores de Justiça que integram a força-tarefa - Fábio Bechara, Everton Zanella, Luiz Ambra, João Santa Terra e Rodrigo Caldeira - requereram ao Judiciário que, além de condenar os denunciados pelos crimes apontados, determine que ambos providenciem a reparação por danos morais difusos causados pelas infrações.

A denúncia, baseada em inquérito policial da PF que resultou na deflagração da Operação Dark Side em julho com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo a sede da Força Sindical e o gabinete do parlamentar em Brasília, mostra detalhadamente de que forma o conglomerado econômico utilizou-se de um esquema de doleiros e também da emissão de notas frias para serviços que não foram efetivamente prestados para repassar o dinheiro a Paulinho.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço