espaço

Thursday , 05 de november de 2020

Inquérito vai apurar conduta da Polícia Militar em evento de cultura negra na capital

Promotoria recebeu relatos apontando prática de racismo
Promotoria recebeu relatos apontando prática de racismo

A Promotoria de Justiça de Direitos Humanos pediu à Polícia Militar que esclareça, no prazo de 30 dias, a atuação da corporação durante o evento “Caminhada São Paulo Negra” ocorrido em 24 de outubro. O requerimento foi feito pelo promotor Eduardo Valério no âmbito de inquérito civil instaurado em 29 do mesmo mês para apurar conduta que sugere a prática de racismo. 

Segundo relatos feitos ao MPSP, policiais militares constrangeram o exercício profissional da empresa Blackbird Viagem, realizadora da caminhada que passa por locais de interesse da cultura e história negras na capital paulista. De acordo com o empresário Guilherme Soares Dias, os participantes do passeio foram seguidos de modo ostensivo por motos e pela cavalaria da PM.

Na ocasião, os policiais que realizaram a abordagem alegaram ter recebido um ofício indicando a ocorrência de uma manifestação, e que, por tal motivo, precisariam acompanhá-la. Mesmo informados de que o evento se tratava, na realidade, de um passeio turístico promovido por uma empresa privada, os agentes seguiram o grupo por três horas, chegando a colher dados dos participantes.

Na portaria de instauração do inquérito, Valério considera que o fato revela "despreparo da Polícia Militar para agir de modo minimamente adequado ou, o que se mostra mais factível, manifestação expressa de racismo institucional, decorrente do racismo estrutural". E segue: "(...) a segurança pública, numa ordem democrática, reclama e pressupõe a plena fruição de direitos por todos os cidadãos. As liberdades de reunião e de empreender não podem ser limitadas por riscos imaginários à segurança pública".


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço