espaço

Friday , 13 de november de 2020

No "Estadão", PGJ e secretário destacam papel do Ministério Público nas eleições

Membros do MPSP encorajam participação da sociedade na escolha de governantes
Membros do MPSP encorajam participação da sociedade na escolha de governantes

No artigo intitulado "Eleições e a celebração da democracia", publicado nesta sexta-feira (13/11) na versão online do jornal "O Estado de S.Paulo", o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o secretário especial para Assuntos Eleitorais do MPSP, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior, explicitam o relevante papel do Ministério Público para a lisura do processo eleitoral.

 

Ao comparar as eleições municipais brasileiras com o recente pleito para escolha do novo presidente dos Estados Unidos, Sarrubbo e Pinto Junior elencam algumas das prerrogativas da Justiça e do Ministério Público Eleitoral no Brasil, afirmando que cabe a este último, por exemplo, a proteção da normalidade e da legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do poder político ou administrativo. Os membros do MPSP consideram também que o sistema de rodízio a que se submetem os promotores de Justiça Eleitoral permite arejar constantemente o sistema.

 

Ainda no texto, o PGJ e o secretário encorajam os cidadãos a participarem ativamente do processo de escolha dos governantes, inclusive como candidatos.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço