espaço

Friday , 08 de january de 2021

PGJ espera 'sensibilidade, ousadia e coragem' de novos promotores

Aprovados no 93º Concurso tomaram posse nesta quinta
Aprovados no 93º Concurso tomaram posse nesta quinta

"Espero sensibilidade para detectar as mudanças sociais, ousadia para se adaptar às mudanças, coragem para enfrentar as novas formas de criminalidade". Foi assim que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, expressou a sua expectativa em relação aos 77 promotores que tomaram posse perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, nesta quinta-feira (7/1), na sede do Ministério Público de São Paulo.

Em seu discurso, ele chamou a atenção para a acentuação pela pandemia das desigualdades sociais que caracterizam o país. "Estamos vendo crianças inocentes sendo criadas nas ruas sem o menor amparo", observou o PGJ. De acordo com ele, o trabalho do Ministério Público é fundamental para que tal cenário seja superado. "Ser promotor de Justiça é ser o braço armado do Direito na defesa dos humildes", pontuou o procurador-geral, que fez uma "saudação especialíssima" à banca do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo por ter selecionado os melhores para a instituição. "Os senhores e as senhoras demonstraram possuir os requisitos perseguidos pela comissão examinadora", disse o procurador Sérgio Turra, que secretariou a banca. "Fazer parte do Ministério Público é ter compromisso com o interesse público", argumentou a procuradora Tatiana Bicudo, também da comissão examinadora, que ainda contou com os membros Nilo Spínola, Ana Margarida Machado Junqueira Beneduce, Eduardo Araújo da Silva, Waléria Garcelean Loma Garcia e Oscar Mellim Filho, bem como com a advogada Rosemarie Filardi, representando a OAB.

"Temos aqui novos integrantes desta família que é o Ministério Público", celebrou o corregedor-geral do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza. O diretor da Escola Superior da instituição, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, saudou os novos colegas, estendendo os cumprimentos aos familiares, "de quem partiu o apoio para essa conquista". O presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado, também se manifestou na solenidade. "Colegas do Ministério Público, bem-vindos à casa da cidadania".

Coube ao promotor Francisco Medina discursar em nome da turma. Ele definiu a porta de entrada do Ministério Público "como estreita e alta", numa alusão à dificuldade do certame. Agradeceu também a toda a instituição, especialmente ao PGJ, que por meio do diálogo tranquilizou a todos no ano passado, "quando tudo parceria muito incerto" por conta da pandemia. Sarrubbo prometeu que eles assumiriam no primeiro dia de atividade de 2021, o que de fato ocorreu.

O termo de posse foi lido pelo secretário do Órgão Especial, Antonio de Pádua Bertone. O juramento foi feito pelos promotores Mateus Carvalho Rezende e João Batista do Rêgo Júnior. "Espero que vocês tenham a mesma felicidade que eu venho carregando comigo desde 13 de novembro de 1989", afirmou Sarrubbo, mencionando a data em que ingressou na instituição, há 31 anos. "Que o brilho no olhar que temos hoje nunca se apague", exortou a promotora Luisa Maffei Costa, que também discursou em nome da turma e emocionou a todos, citando, entre outras coisas, a imensa vontade de abraçar seus familiares naquele exato momento em que a cerimônia transcorria.

Por conta dos protocolos de saúde, a solenidade foi dividida em duas, reduzindo assim o número de pessoas no auditório. A maior parte da audiência acompanhou os trabalhos, dirigidos pela mesa que também teve a presença da vice-corregedora do MPSP, Liliana Maercadante Mortari, e do secretário do Conselho Superior, José Carlos Cosenzo, virtualmente, pelo Youtube.

 

Clique aqui para conferir as fotos da primeira parte da posse.


Clique aqui para conferir as fotos da segunda parte da posse.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço