espaço

Friday , 15 de january de 2021

Condenados envolvidos com fraude em concurso público de Mineiros do Tietê

MPSP apontou favorecimento de candidatos
MPSP apontou favorecimento de candidatos

A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Jaú obteve a condenação de 15 pessoas por participação em fraude em concurso público promovido pela Câmara Municipal da cidade de Mineiros do Tietê. Seis dos réus foram sentenciados por estelionato e associação criminosa a penas que vão de 11 a 14 anos de prisão em regime fechado. Os demais responderam por estelionato, recebendo penas de um ano e nove meses a dois anos de prisão em regime semiaberto. Quatro dos réus ainda perderam os cargos públicos que eventualmente ocuparem.

De acordo com a Promotoria de Justiça, a contratação da empresa responsável pela realização do concurso aconteceu sem o devido processo licitatório. Além disso, os valores arrecadados com as inscrições foram direcionados à organizadora, o que é considerado ilegal pelo Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Para garantir a aprovação fraudulenta dos candidatos indicados, um dos réus contratou uma empresa cuja sócia-proprietária encarregou-se de gerenciar o golpe. A empresária obteve orçamentos falsos para justificar a contratação da sua empresa e praticou inúmeros atos fraudulentos na organização e na realização do concurso.

Após a contratação, a empresa recebeu os nomes dos candidatos que deveriam ser aprovados para cinco das seis vagas disponibilizadas. Pelo esquema, todos os beneficiados deveriam efetivamente prestar o concurso, mas já sabiam que, caso não fossem aprovados pelos próprios méritos, o seriam por meio da fraude. As investigações apontaram ainda a participação de falsos candidatos, que eram aprovados de forma fictícia e, após algum tempo, desistiam das vagas em benefício dos indicados pelos fraudadores.

A fraude
 ficou evidenciada quando os candidatos envolvidos saltaram várias posições na lista de classificação. Ficou demonstrado ainda que os favorecidos preencheram gabaritos duplicados, o que comprovam que eles participaram ativamente da fraude, pois preencheram e assinaram dois gabaritos cada um. Os gabaritos foram trocados para compatibilizá-los às notas divulgadas como oficiais, uma vez que nenhuma dessas pessoas conseguiu, por mérito, obter a classificação necessária para a aprovação.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço