espaço

Tuesday , 26 de january de 2021

Com Operação Garateia, Gaeco mira tráfico em Ribeirão Preto

MPSP e PM cumprem 15 mandados de prisão
MPSP e PM cumprem 15 mandados de prisão
Nesta terça-feira (26/1), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o 11º BAEP da Polícia Militar cumprem 15 mandados de prisão temporária e 22 de busca, todos expedidos pela 3ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, no âmbito de investigações de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Todos os alvos dos mandados de prisão já foram localizados e detidos. Entre os presos há desde "gerentes" do tráfico a ocupantes do topo da hierarquia criminosa. Drogas e três armas de fogo foram apreendidas durante os cumprimentos dos mandados de busca.

Os alvos são suspeitos de integrar facção que atua dentro e fora dos presídios e de estabelecer intrincada rede de distribuição de drogas na cidade, em especial no Jardim João Rossi, localizado na zona sul e conhecido por contar com sofisticada estrutura de vigilância para impedir ações policiais, como olheiros e dispositivos de comunicação.

A investigação revelou que os criminosos da região, abastecendo pontos de tráfico em áreas nobres da cidade, disponibilizavam estojos (kits) com drogas, isqueiro e material para facilitar o consumo pelos usuários.

Participam da força-tarefa, batizada de Operação Garateia, dez promotores de Justiça, agentes do Ministério Público e mais de 100 policiais, com o emprego de 31 viaturas, do helicóptero Águia e do canil da Polícia Militar.

Realizado no âmbito das investigações ocorridas ao longo do segundo semestre de 2020, o trabalho de monitoramento viabilizou 14 flagrantes por tráfico de drogas no bairro Jardim João Rossi. Confirmando a estrutura da organização criminosa, dos 14 flagrantes, 12 pessoas envolvidas eram adolescentes e apenas duas eram maiores de idade, o que viabiliza a rápida reposição dos "soldados"/"aviõezinhos" do mercado de drogas e representa baixo custo para a cúpula dirigente.
 

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço