espaço

Friday , 26 de february de 2021

Ministério Público firma acordos para combate à pirataria

Instituição agirá com governo britânico e entidade protetora de direitos intelectuais no Brasil
Instituição agirá com governo britânico e entidade protetora de direitos intelectuais no Brasil

Assinatura de termo de cooperação

O Ministério Público de São Paulo formalizou, na manhã desta sexta-feira (26/2), dois Termos de Cooperação que vão fortalecer a atuação da instituição no combate aos delitos de violação aos direitos de propriedade intelectual.

No primeiro acordo, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o embaixador britânico no Brasil, Peter Wilson, estabelece-se como objetivo "a consecução de esforços dos participantes para ajuda mútua e esforço comum para o enfrentamento da criminalidade em geral, a adoção de medidas, ferramentas, métodos, capacitação e troca de informações que potencializem a prevenção e repressão" dos ilícitos relativos à propriedade intelectual. É a primeira cooperação neste termos que o governo britânico oficializa fora do Europa.

"Por parte do Ministério Público, é uma oportunidade única de avançar no combate à criminalidade organizada", afirmou Sarrubbo, destacando o trabalho do CyberGaeco ao referir-se à atuação do grupo e do promotor Richard Encina.

"Se não combatermos a pirataria, o crime organizado vai crescer", ressaltou o embaixador. Segundo ele, a indústria fonográfica gera R$ 880 bilhões anualmente em seu país. "Nós estamos muito felizes", aduziu a cônsul-adjunta do Consulado Geral Britânico em São Paulo, Lisa Weedon.

No acordo assinado entre o MPSP e a Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos do Brasil, prevê-se a "implantação de ações estratégicas para proteção de direitos de propriedade intelectual em ambiente digital e intercâmbio de melhores práticas para persecução penal em casos de crimes tecnológicos e praticados por meio da internet, bem como ações disruptivas e de não persecução penal, e desenvolvimento de técnicas investigativas, metodologias e ferramentas de trabalho". O presidente da associação, Paulo Rosa Júnior, afirmou que a formalização do termo vai estreitar ainda mais a cooperação com o MPSP para o combate à pirataria. "Nosso tipo de conteúdo circula mais facilmente pela internet", disse.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço