espaço

Thursday , 29 de april de 2021

OAB cria comissão de relacionamento com MPSP

Para Sarrubbo, espaço para diálogo é importante em tempos de intransigência
Para Sarrubbo, espaço para diálogo é importante em tempos de intransigência

"Em tempos de absoluta intransigência, é muito importante que tenhamos espaço para o diálogo". Foi assim que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, definiu a relevância da missão da Comissão Especial de Relacionamento com o Ministério Público da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, instalada nesta quinta-feira (29/4).

De acordo com Sarrubbo, as duas instituições - o MPSP e a OAB - são fundamentais para o Estado Democrático de Direito. Ele saudou o fato de a comissão contar com advogados que têm o DNA de promotores, já que fizeram carreira no MPSP, referindo-se a Levy Emanuel Magno (presidente), Mabel Tucunduva (vice-presidente) e Jorge Augusto Morais da Silva (membro). Ao "abrir as portas" da instituição para a OAB, Sarrubbo aproveitou a oportunidade para reiterar "admiração pela advocacia", recordando que seu pai militou a vida inteira nesta área.

O presidente da OAB/SP, Caio Augusto dos Santos, referendou as palavras do PGJ. "Não há mais espaço para aqueles que regam a colisão", afirmou. Santos enfatizou que as instituições devem buscar a união, sem perder a independência, a fim de que prestem serviço a "maior autoridade de todas: o cidadão".

O corregedor-geral do MPSP, Motauri Cioccheti de Souza, vê na comissão um instrumento para aparar "arestas" entre promotores e advogados. Para alcançar esse objetivo, a comissão contará com uma das grandes características de seu presidente, que a vice-corregedora do MPSP, Liliana Mortari, definiu como "um conciliador".

Representando o Ministério Público Federal, o procurador da República Paulo Taubemblatt desejou "uma gestão profícua" a todos.

Para o ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka, "a solução para a sociedade está justamente na união das instituições". O presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado, pensa da mesma forma. "Todos nós buscamos um só propósito: a afirmação da cidadania", sublinhou Penteado.

O diretor da Escola Superior do Ministério Público, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, colocou-se à disposição para a realização de eventos que aproximem as instituições.

No entendimento do pró-reitor do Mackenzie, Felipe Chiarello de Souza Pinto, "este é mais um passo importante na inovação da OAB". 

Em sua manifestação, Magno explico que a comissão tem três grande objetivos, quais sejam a interlocução com o MPSP, o estabelecimento de mesas de trabalho conjunto e o atendimento a membros do Ministério Público que, depois de aposentados, pretendam ingressar na advocacia ou retornar a ela. "São duas grandiosas instituições", sustentou.

"Faltava um ambiente para curarmos as nossas feridas", justificou Mabel, antecipando que o primeiro evento voltado para promotores e advogados deve ter como foco o Direito da família.

"O momento é de união, de respeito entre as instituições", observou Rogério Luís Adolfo Cury, que responde pela secretaria da comissão.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço