espaço

Friday , 30 de april de 2021

Guarda indicará mulher em vulnerabilidade para programa de geração de renda

Novidade foi anunciada em reunião nesta sexta com integrantes do Projeto Guardiã Maria da Penha
Novidade foi anunciada em reunião nesta sexta com integrantes do Projeto Guardiã Maria da Penha

A partir de agora, os guardas-civis que integram o Projeto Guardiã Maria da Penha poderão indicar aos promotores de Justiça de sua comarca as mulheres em situação de vulnerabilidade para programas de capacitação e geração de renda do Instituto Rede Mulher Empreendedora. A novidade foi anunciada em reunião realizada nesta sexta-feira (30/4) entre os integrantes do Comitê de Violência Doméstica do Gabinete de Crise da Covid-19 e representantes do Projeto Guardiã da Capital e dos municípios de Barueri, Bragança Paulista, Conchal, Cotia, Embu das Artes, Itapevi, Guarujá, Guarulhos, Jandira, Jundiaí, Osasco, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santos, Taboão da Serra, Taubaté, Várzea Paulista e Vinhedo.

O encaminhamento das vitimas de violência do doméstica tornou-se possível em novembro do ano passado, quando o MPSP assinou um termo de cooperação técnica com o instituto, que abriu a oportunidade para que mulheres tenham a chance de se capacitar gratuitamente no Programa Ela Pode. O objetivo do projeto, que tem apoio do Google, é atender a 135 mil pessoas em dois anos.

O acordo prevê um canal exclusivo para o MPSP, sem limite de vagas, para que promotoras e promotores encaminhem mulheres em situação de vulnerabilidade. A parceria foi formalizada por sugestão do comitê, que detectou forte impacto da pandemia neste quadro. Além do aumento de violência, muitas delas tornaram-se economicamente dependentes de parceiros violentos após a perda de sua fonte de renda.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço