espaço

Wednesday, 01 de september de 2021

Gaeco deflagra operação contra golpes envolvendo criptomoedas

Quadrilha prometia lucros altos para atrair aportes financeiros
Quadrilha prometia lucros altos para atrair aportes financeiros

Nesta quarta-feira (1°/9), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou com apoio da Polícia Civil a Operação Criptgolpe, voltada a desvendar a atuação de grupo criminoso que se valia de empresas constituídas com a única finalidade de obtenção de aportes financeiros.

Foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Barueri e São Paulo, com o arresto de documentos e veículos de luxo.

Segundo as investigações, o golpe se aperfeiçoava mediante promessa fraudulenta de aquisição de moedas criptografadas, supostamente proporcionando rendimento mensal de 10% aos investidores. O grupo garantiu visibilidade e capacidade de iludir investidores ao fazer propaganda em nome do Criptbank S/A, Criptbank Holding Investimentos Negócios e Participações e da Gasull Investimentos Ltda. Estima-se que o grupo tenha causado prejuízos de milhões de reais a diversos investidores.

A organização investigada era composta por pessoas com experiência no mercado mobiliário, responsáveis por atrair investidores, além de possuir célula jurídica. Ainda de acordo o apurado, o grupo já havia estabelecido novas empresas com o mesmo fim, visando a fazer novas vítimas. Três dos investigados ainda são procurados.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço