espaço

Tuesday , 30 de november de 2021

Gaema acompanha qualidade da água fornecida em Cosmópolis e Jaguariúna

Um dos objetivos é verificar monitoramento da poluição em rios
Um dos objetivos é verificar monitoramento da poluição em rios

O Núcleo PCJ-Campinas do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) vai monitorar a qualidade da água destinada ao abastecimento público nos municípios de Cosmópolis e Jaguariúna. Procedimentos Administrativos de Acompanhamento (PAAs) tratando do tema foram instaurados neste mês pelos promotores de Justiça Rafael de Oliveira Costa e Rodrigo Sanches Garcia.

Nas portarias, os membros do MPSP levaram em conta os níveis de degradação dos corpos d'água e dos reservatórios existentes nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que apresentam preocupantes níveis de poluição. O quadro pode "comprometer a qualidade das captações e, em última instância, a própria possibilidade de utilização dos recursos hídricos para abastecimento público", afirmam os promotores.

Entre as providências determinadas, o Gaema deu prazo de 60 dias para que ambos os municípios apresentem dados acerca da compatibilidade entre planos de saneamento e o Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ, da regularidade das Estações de Tratamento de Água e sobre eventual monitoramento de agrotóxicos. Os PAAs pedem esclarecimentos a respeito da atuação da Vigilância Sanitária junto aos sistemas de abastecimento e  ainda sobre eventuais irregularidades nos contratos de prestação dos serviços públicos de fornecimento de água.

Já existe em tramitação PAA similar acompanhando a situação do abastecimento de água em Artur Nogueira, a exemplo do que ocorrerá com todos os municípios situados na área de abrangência do Núcleo.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço