MP participa do Congresso Internacional de Arbitragem

O Ministério Público participou, na manhã desta quinta-feira (7), da cerimônia de abertura do 2º Congresso Internacional de Arbitragem na Engenharia, promovido pelo Instituto de Engenharia. O evento, que conta com a presença de centenas de profissionais de engenharia e da área jurídica, termina nesta sexta-feira. Nesses dois dias, serão realizadas várias mesas-redondas e painéis reunindo especialistas do Brasil e de diversas partes do mundo na discussão de temas como “Os Rumos da Arbitragem no Brasil: Dos Primeiros Desafios à Aplicação da Arbitragem em Contratos com Entidades Públicas” e  “Arbitragem e as Questões do Meio Ambiente”.

Na cerimônia de abertura, presidida pelo engenheiro Edemar de Souza Amorim, presidente do Instituto de Engenharia, e prestigiada por autoridades dos três níveis de governo, pronunciaram-se o diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem, João Baptista Rebello Machado, e o procurador de Justiça Walter Paulo Sabella, assessor especial da Procuradoria-Geral, representando Fernando Grella Vieira, Procurador Geral de Justiça de São Paulo, que se encontra em reuniões de trabalho no interior do Estado.

Sabella falou sobre a importância da arbitragem no cenário contemporâneo, como mecanismo preventivo de litígios e mitigador da carga contenciosa das controvérsias, destacando, ainda, que “esse foro especializado na discussão de questões ganha importância num panorama mundial de crescentes relações negociais de extensão transnacional”.
 
Além do assessor especial da PGJ, também participou da abertura o engenheiro civil Enio Gazzolla da Costa, do Centro de Apoio à Execução do Ministério Público (CAEX), que, no 4º. Painel da programação desta sexta-feira falará sobre o tema “A experiência brasileira: mescla de árbitros, advogados e engenheiros”.