Escolha correta evita corrupção, diz Pinho

Fonte: Jornal Oeste Notícias, em 19/02, por Bianca Notário


Durante a inauguração da sede do MPE (Ministério Público Estadual) de Presidente Prudente, o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Rebello Pinho, disse que é preciso que a população escolha melhor as autoridades para evitar casos de corrupção, como o deflagrado no final do ano passado em Rosana. Segundo ele, esta é uma forma de evitar o afastamento daqueles que se apropriam dos cofres públicos.

Outras questões como a situação fundiária no Pontal do Paranapanema e as irregularidades detectadas pela ação conjunta da Polícia Civil e o MPE na "Máfia das Casinhas" da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) foram comentadas pelo procurador que considera o trabalho dos promotores da região como referência para o Ministério Público paulista.

Conforme ele, esse tipo de operação é resultado de um trabalho em conjunto do MPE e da polícia na apuração de responsabilidade penal e de improbidade administrativa. Sobre a ação ingressada no ano passado contra o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) as investigações continuam em andamento e o sigilo foi decretado pelo Tribunal de Justiça. No que diz respeito à questão fundiária, Pinho afirmou que é preciso uma solução para que investimentos retornem à área. "Existem algumas iniciativas do governo estadual e nós esperamos que seja resolvida o quanto antes para que Presidente Prudente tenha um desenvolvimento adequado".

Novo espaço - A nova sede do MPE, localizada na Rua Ribeiro de Barros, número 630, no Jardim Aviação, possui uma área construída de 1.129 metros quadrados e foi adquirido através de desapropriação, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado. No local, antigo prédio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) irá funcionar a diretoria da Área regional de Prudente e as promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo, Execuções Criminais, Cidadania, Infância e Juventude, portador de Deficiência e o Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional de Prevenção e Repressão ao Crime Organizado). Ao todo 40 pessoas atuarão no novo espaço. "Temos um MP extremamente dinâmico nessa cidade, e nada mais justo e merecido que os promotores tivessem um prédio adequado para melhor atender a comunidade", pontua o procurador de Justiça.

Na opinião do prefeito de Prudente Carlos Roberto Biancardi (PSDB) esse tipo de evento mostra o reconhecimento da cidade como um pólo regional. "Isso nos deixa satisfeito por ver que a cidade tem se desenvolvido em todas as áreas", aponta.