MP inaugura novo prédio em Tupã


O procurador-geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho, inaugurou em 18/2, às 11 horas, nova sede para o Ministério Público em Tupã, na avenida dr. Edu Teixeira de Mendonça, 602, bairro Jardim América.

O novo prédio abriga a 4ª Promotoria de Justiça, cujo titular é o promotor de Fernando César Bolque e a 5ª PJ, sob a responsabilidade do promotor Manoel Maldonado Gonzaga.
A 4ª PJ tem atuação nas áreas criminal, incluindo Tribunal do Júri, civil e meio ambiente. Já a 5ª PJ atua na área de execução penal, abrangendo a fiscalização de três presídios de regime fechado (Junqueirópolis, Pacaembu e Lucélia), de um presídio de regime semi-aberto (Pacaembu) e de duas cadeias públicas (Rinópolis e Herculândia).

Além do espaço mais amplo, o novo prédio está situado ao lado do Fórum de Tupã, o que facilita o transporte dos processos de execução penal e a interação com os demais promotores, juízes e cartórios judiciais. O antigo prédio localizava-se a pelo menos 2 km do fórum.

O imóvel foi locado em outubro de 2007 e a transferência das instalações ocorreu no início de novembro. O espaço conta com dois banheiros, seis salas, duas garagens na parte frontal e outra com capacidade para três veículos situada nos fundos do imóvel, além de uma copa. Na nova sede, cada promotor dispõe de sala própria, o que não ocorria no prédio antigo. Além disso, o novo espaço terá uma sala exclusiva para os promotores substitutos em trânsito por Tupã. Os estagiários e servidores também foram contemplados com espaço maior para trabalhar.

Fizeram uso da palavra o 4º promotor de Justiça de Tupã, Fernando César Bolque; o magistrado Gerdinaldo Quichaba Costa; o vice-prefeito de Tupã, César Augusto Donadelli, representando o prefeito; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, procurador de Justiça Washington Epaminondas Medeiros Barra e o procurador-geral de Justiça Rodrigo César Rebello Pinho.

Ao proferir o seu discurso, Washington Barra se emocionou em razão de estar voltando ao município no qual havia passado parte da infância, já que seu pai havia sido delegado de Tupã.

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente da Câmara Clauber Cláudio Gomes, o juiz diretor do Fórum de Tupã Reynaldo Mapelli, o presidente da Secção da OAB de Tupã Ademar Pinheiro Sanches, o tenente Donisete José Pereira, representando o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, o delegado de polícia Luciano Marques Pinto, representando o delegado seccional de polícia, o promotor de Justiça e 1º Secretário da APMP Nadir de Campos Junior, os promotores de Justiça de Tupã Mário Yamamura, José Luiz Lopes Valverde, Florenci Casseb Milani e Manoel Maldonado Gonzaga, o promotor de Justiça de Quatá Moacir Meniqueli Reis, o secretário de governo do município Adriano Rigoldi, o vereador Valdemar Mansani Moreno, a assessora da procuradora da república Eloísa Maria Fontes Barreto Preturlan, Alwaid Bosque Saker,a tenente Fernanda Rafaela Lourenço e o advogado Pedro Mudrey Basan.