Retrato na Galeria dos Secretários do Órgão Especial homenageia Arruda Silveira Filho

A Galeria dos Secretários do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça ganhou, nesta quarta-feira (14), o retrato do procurador de Justiça aposentado José de Arruda Silveira Filho, que foi secretário daquele colegiado no biênio 2010/2011. A cerimônia de descerramento do retrato aconteceu pouco antes da reunião do Órgão Especial, com a presença de dezenas de membros do Ministério Público, autoridades e familiares do homenageado.

Procurador-geral Fernando Grella e o procurador aposentado José de Arruda descerram o retrato

“O doutor José de Arruda Silveira Filho atuou sempre com dedicação, zelo e competência nas questões afetas ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores”, destacou o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, na abertura da cerimônia.

Falando em nome dos integrantes do Órgão Especial, o procurador de Justiça Walter Paulo Sabella lembrou a trajetória do homenageado no Ministério Público, iniciada em 1975, até sua aposentadoria, em junho deste ano. Destacou que José de Arruda Silveira Filho foi promotor de Justiça em Osasco, Cotia, São Pedro e na capital, procurador criminal, coordenador do Centro de Apoio às Execuções (CAEx), do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais da Capital e da Grande São Paulo, duas vezes membro do Conselho Superior, chefe da Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça e diretor da Associação Paulista do MP, dentre as várias funções que exerceu em seus 36 anos de carreira, até se aposentar, no exercício do cargo de secretário do Órgão Especial.

Procurador de Justiça Walter Sabella: "Arruda deixa o MP, mas não se exclui de nossa estima"

“Esta homenagem não é apenas o ritual do ato de descerramento do retrato do doutor Arruda nem apenas o discurso do homenageado, é a simbologia do apreço geral de que ele desfruta na instituição”, enfatizou Sabella, que definiu o retratado como “versátil” e “polivalente”. “O procurador de Justiça Arruda Silveira Filho deixa o MP, mas não se ausenta de nossa lembrança, não se exclui de nossa estima e não se expulsa de nossa gratidão, que é perene”.

José de Arruda Silveira Filho fez um discurso emocionado, no qual agradeceu a homenagem que, segundo relatou, ultrapassou os seus melhores sonhos.  “Sejam felizes nesse colegiado, como eu sempre fui”, sublinhou, lembrando que “os momentos felizes se inserem nos caminhos de nossas memórias e aí permanecem a nossa disposição para nos alegrar nos momentos difíceis”.

Familiares do homenageado compareceram à cerimônia

Prestigiaram a cerimônia o secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto; o corregedor-geral do MP, Nelson Gonzaga de Oliveira; o ouvidor do MP, Fernando José Marques; o diretor da Escola Superior do MP, Mário Luiz Sarrubbo, o presidente da Associação Paulista do MP, Washington Epaminondas Medeiros Barra; o secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Pedro Franco de Campos, e o procurador de Justiça José Eduardo Miguel,  representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.