O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, promoveu na sexta-feira (12) palestra sobre o Projeto Instruir, do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), que tem como objetivo capacitar e oferecer noções jurídicas básicas da Lei Maria da Penha aos dirigentes de escolas. A palestra foi ministrada pela Promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, Coordenadora do Núcleo de Taboão da Serra, na Faculdade Anhanguera, campus de Taboão da Serra.


 
Com cerca de 130 participantes, entre professores, educadores, diretores de escola e mediadores, o encontro deu início ao Projeto Educa-Ação, que visa conscientizar os jovens estudantes das escolas estaduais da cidade sobre o combate à violência contra a mulher. “Neste projeto, serão realizadas palestras  preventivas e educativas em 10 Escolas Estaduais, para alunos  entre 13 e 15 anos de idade, para conscientizá-los sobre a violência de gênero, a igualdade entre homens e mulheres,  e as consequências da violência doméstica, abordando casos concretos e noções básicas da Lei de uma forma mais ampla”, afirma Gabriela Manssur.

O Projeto Educa-Ação conta com o apoio do  Centro de Apoio da Infância e Juventude, da Secretaria da Educação, da Diretoria Regional de Ensino e da Prefeitura de Taboão da Serra.

Durante o evento, a Promotora Gabriela Manssur vestiu a camisa do projeto “Mulher de Verdade Não Aceita Violência” incentivando as mulheres a denunciarem os agressores. “Mais da metade das mulheres vítimas de violência não pede ajuda, por medo, vergonha, dependência financeira, dependência emocional, ou por não querer ‘estragar a família’ e, na esperança de que ele mude de comportamento, acabam dando mais uma chance ao agressor”, aponta.

Todos os participantes receberam Cartilha do Projeto Instruir e Certificado de Participação emitido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP).