O Ministério Público, por meio do Núcleo de Políticas Públicas, do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Intolerância e da Promotoria de Habitação e Urbanismo, participou, nesta quarta-feira (29), como mediador, atuando ao lado da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, de uma reunião entre os líderes do movimento conhecido como “rolezinhos” e representantes de shoppings centers (Shopping Itaquera e da Associação Brasileira de Shoppings Centers – ABRASCE). A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal.

Os cerca de 30 jovens que estiveram presentes apontaram dois interesses complementares: a frequência sem repressão aos shoppings centers para encontrar amigos, passear e namorar; e a recuperação dos espaços públicos da Capital, para que possam promover esses encontros nesses locais, inclusive shows de funk.

Os líderes dos jovens, que se incluem entre os mais populares nas redes sociais, garantiram que não há qualquer propósito de promover vandalismo ou correria nos centros comerciais e, por isso, concordaram com a possibilidade de combinarem, junto à direção dos shoppings centers, a realização de “rolezinhos” previamente organizados.

Comprometeram-se a apresentar ao Shopping Itaquera um projeto para futuros encontros naquele estabelecimento, enquanto o Presidente da Associação Brasileira de Shoppings Centers comprometeu-se a intermediar a apresentação de iguais projetos a outros shoppings de São Paulo.

Os representantes do Ministério Público vão promover a aproximação desses jovens com os poderes públicos municipal e estadual, com o objetivo de garantir a recuperação dos espaços públicos e a realização com segurança de eventos culturais e shows em praças e parques, segundo programação que seja do interesse dos jovens.

De acordo com o Promotor de Justiça Eduardo Valerio, do Núcleo de Políticas Públicas, a preocupação é “garantir o pleno exercício da cidadania aos jovens, com acesso de todos aos espaços públicos e aos shoppings, com dignidade, respeito, sem discriminação, garantindo-se, ao mesmo tempo, a segurança dos consumidores, frequentadores, lojistas e trabalhadores dos shoppings centers”.

Estiveram presentes à reunião os Promotores de Justiça Eduardo Ferreira Valerio (Núcleo de Políticas Públicas), Alfonso Presti (Grupo de Trabalho de Prevenção de Combate à Intolerância) e Mauricio Antonio Ribeiro Lopes (Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo); Netinho de Paula, Secretário Municipal da Promoção da Igualdade Racial; Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da ABRASCE, além de diretores do Shopping Center Itaquera.