Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Os trabalhos estatísticos elaborados por atuação do PLID/MPSP têm possibilitado entender o fenômeno social do desaparecimento de pessoas, tanto com relação às vítimas mais vulneráveis quanto às causas mais recorrentes. Isso permite o desenvolvimento de medidas voltadas à prevenção e à adoção de respostas mais efetivas pelo Poder Público e pela sociedade civil organizada.


*O termo "esclarecidos" foi questionado junto à Delegacia Especializada sobre Pessoas Desaparecidas do DHPP por meio do ofício nº 47/18, de 20/08/2018.

Conforme resposta, "refere-se aos casos baixados diante do fato da pessoa desaparecida ter sido encontrada (com ou sem vida)." Entretanto, em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a mesma Delegacia Especializada não soube esclarecer se houve investigação quanto a esses casos, ou como se deu esse encontro. Portanto, para o Ministério Público, a lógica dessa estatítisca de casos "esclarecidos" permanece indiscriminada.

Dados nacionais sobre desaparecidos (fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública)
Dados estatísticos de notícias de desaparecimento e encontro de pessoas no Estado de São Paulo
Boletins de ocorrência de desaparecimento por município SP - 2017




**Análise baseada em dados de boletins de ocorrência de desaparecimento relativos ano de 2017 no Estado de São Paulo. Fonte: Departamento de Inteligência da Policial Civil do Estado de São Paulo, ofício DCIP nº 248/2018.

Abaixo, apresentamos comparativos de trabalhos estatísticos já realizados pelo PLID/MPSP ao longo dos anos. Por eles, percebe-se que o perfil das pessoas desaparecidas manteve o mesmo padrão nas diferentes pesquisas:




espaço
espaço
espaço
PLID | Estatísticas / Fluxograma
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
English SelectedChange language to Brazilian-Portuguese
espaço
espaço