espaço

Os trabalhos estatísticos elaborados por atuação do PLID/MPSP têm possibilitado entender o fenômeno social do desaparecimento de pessoas, tanto com relação às vítimas mais vulneráveis quanto às causas mais recorrentes. Isso permite o desenvolvimento de medidas voltadas à prevenção e à adoção de respostas mais efetivas pelo Poder Público e pela sociedade civil organizada.


*O termo "esclarecidos" foi questionado junto à Delegacia Especializada sobre Pessoas Desaparecidas do DHPP por meio do ofício nº 47/18, de 20/08/2018.

Conforme resposta, "refere-se aos casos baixados diante do fato da pessoa desaparecida ter sido encontrada (com ou sem vida)." Entretanto, em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a mesma Delegacia Especializada não soube esclarecer se houve investigação quanto a esses casos, ou como se deu esse encontro. Portanto, para o Ministério Público, a lógica dessa estatítisca de casos "esclarecidos" permanece indiscriminada.

Dados nacionais sobre desaparecidos (fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública)
Dados estatísticos de notícias de desaparecimento e encontro de pessoas no Estado de São Paulo
Boletins de ocorrência de desaparecimento por município SP - 2017




**Análise baseada em dados de boletins de ocorrência de desaparecimento relativos ano de 2017 no Estado de São Paulo. Fonte: Departamento de Inteligência da Policial Civil do Estado de São Paulo, ofício DCIP nº 248/2018.

Abaixo, apresentamos comparativos de trabalhos estatísticos já realizados pelo PLID/MPSP ao longo dos anos. Por eles, percebe-se que o perfil das pessoas desaparecidas manteve o mesmo padrão nas diferentes pesquisas:




espaço
espaço
espaço
PLID | Estatísticas / Fluxograma
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço
espaço