Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Cerimônia marca descerramento do retrato de Gianpaolo Smanio na galeria de ex-PGJs

Sarrubbo define antecessor como "um grande nome do Ministério Publico brasileiro"

Cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (26/1) marcou o descerramento do retrato de Gianpaolo Smanio na galeria que reúne os membros do MPSP que ocuparam o posto de procurador-geral de Justiça. "Smanio é um grande nome do Ministério Publico brasileiro", disse o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, sobre o seu antecessor. De acordo com  o PGJ, o equilíbrio é um dos pontos que se destacam entre as qualidades de Smanio. "Ele deixa um grande legado", sublinhou. "Mais um grande nome dessa galeria".

Na sua intervenção, o homenageado destacou que nunca tinha imaginado que poderia estar numa sala de retratos que reúne pessoas que sempre admirou. Ele compartihou a distinção com três grupos: a família, os membros do Ministério Público como um todo e o seus colaboradores diretos nos biênios 2016/2018 e 2018/2020. Citou nominalmente a esposa, Cinthia, seus filhos e os pais, a advogada Heloísa Helena Poggio Smanio e o procurador aposentado Luís Antonio Mascaro Smanio. "É de fato uma grande história a do Ministério Público de São Paulo", disse. "E eu a lembro desde menino", completou, referindo-se ao barulho da máquina de escrever quando seu pai levava processos para casa.  "Cada um dos promotores e das promotoras de Justiça do país trabalha com ideal. A nossa instituição é um motor da cidadania", asseverou. "Dedico a todos que estiveram comigo", concluiu, referindo-se ao time que o ajudou na sua gestão.

A presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Ivana Cei, entregou uma placa a Smanio, pouco antes do encerramento da solenidade, que contou no dispositivo de honra com a vice-corregedora do MPSP, Liliana Mortari, a secretária do Conselho Superiro do Ministério Público, Tatiana Bicudo, o ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka, o diretor da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o presidente da Conamp, Manoel Murrieta, e o 1º secretário da APMP, Pedro Camargo Elias. Diversos procuradores-gerais de outros Estados e membros do Conselho do Nacional do Ministério Púbico prestigiaram o evento.

Confira aqui as imagens do evento.