Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

CNOMP firma acordos para possibilitar avanços nos serviços de Ouvidorias

Colegiado está reunido na sede do MPSP

O Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), por intermédio de sua presidente, Selma Barreto, formalizou um acordo com a Associação Brasileira de Ouvidores, representada por Adriana Barreiro e Edson Vismona, para incrementar a troca de informações entre as entidades e, assim, melhorar o serviço público prestado ao cidadão. A assinatura do convênio ocorreu na tarde desta quinta-feira (2/2), na sede do MPSP, onde transcorre uma reunião do colegiado.

Na mesma ocasião, foi dada publicidade ao acordo assinado entre o CNOMP e o Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), cuja presidência é exercida pelo procurador Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da Escola Superior do MPSP. "Acreditamos que o papel das Escolas é sustentar as ações de colegiados como o CNOMP", afirmou Oliveira e Costa.

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, destacou a relevância dos acordos para o fortalecimento em cada uma das unidades do Ministério Público da Ouvidoria, que ele definiu como "a porta de entrada para a população".

O corregedor-geral do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza, e a vice, Liliana Mercadante Mortari, também prestigiaram a solenidade. "Quero enfatizar o respeito que temos pela Ouvidoria", declarou Motauri. "O doutor Gilberto é uma referência para a nossa instituição", acrescentou, referindo-se ao ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka.

"Nada é possível se não é feito em grupo", respondeu Nonaka, mencionando o trabalho conjunto que realiza com a promotora Silvia Chakian (ouvidora das Mulheres) e com o procurador Tiago Zarif (assessor da Ouvidoria). Ele citou números que traduzem o papel do órgão na ligação entre a instituição e a população: em 2019, a Ouvidoria recebeu 20.000 manifestações, ante 38.000 em 2022.

"O Gilberto consegue ser um revolucionário sem ter cara de reformista. Ele faz a coisa andar", disse o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado, associando-se aos elogios a Nonaka, tido por Selma como um dos principais cooperadores do CNOMP. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a Sarrubbo pela acolhida que os integrantes do colegiado estão tendo em São Paulo.

Links Relacionados: