Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Coordenada pelo Ministério Público, Operação Corta Fogo ganha reforço da UFSCar

Ações de queima controlada serão realizadas na instituição de ensino

Vinculada ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, coordenado na região de São Carlos pelo MPSP, a Operação Corta Fogo ganhou o reforço da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa prevê medidas para que a universidade se prepare para o período de estiagem.

A prevenção nas áreas de vegetação da UFSCar é necessária por diversos fatores, como a proximidade de estradas, o intenso deslocamento de pessoas, a proximidade de áreas urbanas e o excesso de material combustível fino (principalmente capins exóticos),     principais promotores de focos de incêndio.

No decorrer das reuniões mensais da Operação Corta Fogo de São Carlos, realizadas pelo Ministério Público e coordenadas pelo promotor de Justiça Flávio Okamoto, foi sugerida a realização de ações de queima prescrita para a prevenção de incêndios florestais nas áreas da Embrapa e da UFSCar, severamente atingidas por um incêndio no ano de 2021. Com esse objetivo, o 9º Grupamento de Bombeiros já realizou inspeção nas áreas de vegetação do Campus São Carlos para identificar a viabilidade de execução da queima prescrita como medida preventiva à ocorrência de incêndios florestais.

A ação, que consiste em utilizar o fogo controlado em pequenos trechos, sob supervisão das equipes técnicas, para que as chamas consumam a biomassa na superfície, estão programadas para terem início no mês de abril, sendo que a UFSCar fará o piloto nos dias 4, 5 e 6 de abril, desde que as condições meteorológicas estejam favoráveis. Por conta dessa ação, as instituições e órgãos responsáveis envolvidos na ação recomendam fortemente que, durante esses dias, as pessoas não visitem a área de vegetação da UFSCar para a prática de caminhada e demais atividades de lazer. A orientação visa garantir a segurança das pessoas e do procedimento.