Elektro deve restabelecer energia em até 24 horas, diz Justiça de Limeira em ação do MPSP
Elektro deve restabelecer energia em até 24 horas, diz Justiça de Limeira em ação do MPSP
Liminar foi concedida a pedido do promotor Hélio Dimas de Almeida Junior
Em ação civil pública ajuizada pelo promotor Hélio Dimas de Almeida Junior, a Justiça de Limeira concedeu na última terça-feira (2/7) liminar com uma série de medidas que devem ser adotadas pela concessionária Elektro para regularização de seus serviços. Entre as obrigações estão o restabelecimento do fornecimento em até 24 horas em caso de queda de energia, incluindo a realização de trabalhos pré-eventos climáticos extremos e a intensificação no acompanhamento das previsões meteorológicas.
A empresa deverá ainda prestar serviço de atendimento ao usuário de forma adequada, mesmo em dias críticos e em situações de emergência, com prazo máximo de 30 minutos para atendimento presencial e de 60 segundos para o contato direto do consumidor com o atendimento humano ou para resposta via aplicativo próprio ou de mensagens, como o WhatsApp.
Pelos termos da decisão, ficou determinado ainda que a Elektro precisa corrigir falhas identificadas pelo Centro de Apoio à Execução (CAEx) em postes da cidade, podar árvores que esteja em contato ou risco de contato com a rede elétrica e apresentar um cronograma voltado à atualização do sistema de energia de modo geral.
O processo foi iniciado pela Promotoria do Consumidor de Limeira após o registro de diversas reclamações de usuários informando sobre constantes falhas na prestação do serviço fornecido pela Elektro, envolvendo oscilações curtas, longas interrupções e má qualidade dos canais de atendimento.
A cada infração constatada será cobrada multa de R$ 100 mil.