Em inquérito, Promotoria apura possíveis irregularidades na corte de árvores em Itararé
Em inquérito, Promotoria apura possíveis irregularidades na corte de árvores em Itararé
Vegetação seria suprimida para implantação de ciclovia
Inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça nesta quarta-feira (23/11) vai apurar possíveis irregularidades no plano de cortar 52 árvores situadas à Rua São Pedro, em Itararé, para implantação de uma ciclovia no local. De acordo com o membro do MPSP Thiago Gatti Fernandes, o projeto pode representar afronta ao Plano de Arborização Urbana, estabelecido pela Lei Municipal n. 3.916/2018.
A prefeitura do município recebeu prazo de 20 dias para dar esclarecimentos sobre os estudos realizados para construção da ciclovia e supressão das árvores, bem como para apresentar informações a respeito de alternativas possíveis para implantação do espaço para bicicletas com preservação do conjunto arbóreo.
Na portaria de instauração, Fernandes destaca que, segundo a Constituição, "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".