Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

GAECO apresenta mais uma denúncia contra crimes na cracolândia

Acusados na Operação Salus e Dignitas responderão por tráfico e lavagem de dinheiro

O Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), apresentou mais uma denúncia, na última quarta-feira (30/10), no âmbito da Operação Salus e Dignitas, deflagrada em agosto em conjunto com o governo do Estado, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e o Ministério Público do Trabalho para desarticular o que as autoridades classificaram como um verdadeiro ecossistema para o cometimento de ilícitos na região central de São Paulo, notadamente na chamada cracolândia.

Os 26 acusados responderão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação, que incluiu interceptações de comunicações e análise de dados financeiros, revelou o domínio territorial do PCC, que controla diversas atividades ilícitas na região. Entre as práticas ilícitas identificadas, destaca-se a exploração de dependentes químicos, que são forçados a trabalhar em condições precárias em estabelecimentos clandestinos, como ferros-velhos e empresas de reciclagem. Esses locais servem como fachada para a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico, facilitando a movimentação de produtos de origem ilícita, como fios de cobre, que são difíceis de rastrear.

O MPSP pediu a suspensão das atividades econômicas dos envolvidos e a lacração física dos estabelecimentos, como forma de impedir a continuidade das práticas criminosas. Além disso, foi solicitada a notificação das autoridades para que sejam canceladas as licenças de funcionamento dos negócios envolvidos.