Iniciativa de Promotoria viabiliza contratação de 40 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Iniciativa do MPSP viabiliza contratação de 40 jovens que cumprem medidas socioeducativas
Adolescentes passarão por aprendizagem profissional na Câmara de Campinas
Nesta quarta-feira (18/12), foi celebrado um termo de compromisso para a contratação de 40 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A aprendizagem profissional ocorrerá na Câmara Municipal de Campinas.
O projeto deriva de uma iniciativa da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Campinas, acompanhada pelo Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível). Para viabilizá-lo, houve a formalização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e uma empresa que vinha descumprindo a porcentagem de aprendizes em seus quadros. Agora, a companhia se comprometeu a cumprir a legislação, recorrendo ao aproveitamento de aprendizes por meio da chamada “cota social”, instituída pelo decreto federal 9.579/2018. A norma autoriza os estabelecimentos contratantes, cujas peculiaridades da atividade ou dos locais de trabalho constituam embaraço à realização das aulas práticas do jovem aprendiz, a conceder a experiência prática em órgãos públicos e organizações sociais. Paralelamente, o adolescente recebe aulas teóricas de uma entidade formadora.
Os 40 adolescentes serão capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (SENAC) e terão contrato com a empresa signatária do TAC. Contudo, a experiência prática será realizada na Câmara Municipal de Campinas.
O termo de compromisso foi assinado pelo presidente a Câmara Municipal, Luiz Rossini, e representantes do SENAC, Ministério do Trabalho e Emprego e da empresa contratante. A promotora Elisa Camuzzo compareceu à solenidade em nome do MPSP. A procuradora Regina Duarte da Silva (MPT) também esteve presente.