Link de exemplo

Voltar para Notícias

Eleitoral

MPSP participa de audiência pública sobre integridade da urna eletrônica

Reunião com diversas autoridades aconteceu na sede do TRE

Nesta sexta-feira (9/9), o secretário especial de Assuntos Eleitorais, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior, acompanhado das promotoras Vera Tabert e Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli, representaram o MPSP na audiência pública sobre o tema Auditoria da Votação Eletrônica 2022, realizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A reunião foi conduzida pelo presidente do TRE, Paulo Galizia, e contou também com a presença da procuradora regional eleitoral, Paula Bajer, e da procuradora regional eleitoral auxiliar, Adriana Scordamaglia, dentre outras autoridades.

Na ocasião, detalhou-se como será realizada a auditoria no dia da eleição, no Centro Cultural São Paulo, denominada Teste de Integridade. Além disso, o tribunal apresentou orientações sobre as outras auditorias do sistema eletrônico de votação, como o Teste Público de Segurança (TPS) e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Instituições como partidos políticos, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário e Ministério Público poderão escolher 33 urnas eletrônicas do estado de São Paulo para passar pelo Teste de Integridade. Em 2020 a auditoria era realizada em 5 urnas, passando neste ano para 33, em atendimento à Resolução TSE 23.673/21.  O procedimento tem o propósito de comprovar que os votos digitados na urna eletrônica são os mesmos contabilizados na apuração.