Link de exemplo

Voltar para Notícias

Tutela Coletiva e Cível

Patrocínio Paulista deverá retomar centro comunitário invadido por homem para usar e vender drogas

Decisão consta de sentença obtida pelo promotor Tulio Vinícius Rosa

Atuação do promotor de Justiça Tulio Vinícius Rosa resultou em decisão judicial determinando ao município de Patrocínio Paulista que retome o Centro Comunitário João Lopes Sobrinho, dando ao espaço uso de acordo com a legislação. O local havia sido invadido por um homem que passou a consumir e comercializar drogas no imóvel. De acordo com a sentença, desta quinta-feira (5/12), o responsável pela invasão deverá pagar R$ 200 mil por danos morais coletivos. 

Situado no bairro João Lopes Sobrinho, o Centro Comunitário é área pública, cedida para ser administrado por uma comissão da sociedade civil. O lugar é especialmente dedicado a oficinas e aulas de danças para crianças e adolescentes, entre outras atividades.

Rosa apontou nos autos que o homem invadiu o espaço para dedicar-se ao tráfico de entorpecentes, "impossibilitando o desenvolvimento de atividades de inequívoca relevância para crianças, adolescentes e demais pessoas vulneráveis do bairro João Lopes Sobrinho".

Para o juiz Afonso Marinho Catisti de Andrade, "a condenação indenizatória tem por finalidade a reparação da conduta antijurídica que violou, de forma intolerável, valores essenciais à sociedade, evitando, desta forma, a banalização do ato reprovável e inibindo a ocorrência de novas e similares lesões".