Promotoria do Consumidor expede Recomendação para Enel se preparar restabelecer energia com urgência
Promotoria do Consumidor expede Recomendação para Enel se preparar para restabelecer energia com urgência
Meteorologistas preveem novo evento climático extremo na região metropolitana
A Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital expediu, nesta sexta-feira (17/11), uma Recomendação para que a Enel, que presta serviços de distribuição de energia na Grande São Paulo, tome todas as providências necessárias no sentido de garantir "pronto atendimento a situações de interrupção do serviço, cujo restabelecimento deva ser feito com urgência".
O objetivo dos promotores é evitar que, diante da possibilidade de uma nova tempestade atingir a região metropolitana, conforme alertaram os meteorologistas, os consumidores fiquem privados do fornecimento de energia. A forte precipitação e os ventos intensos registrados no dia 3 de novembro deixaram mais de dois milhões de imóveis sem eletricidade.
No mesmo documento, o MPSP orienta a empresa a avaliar de que forma os eventos climáticos extremos podem afetar a rede de distribuição, preparar esquemas de atendimento em consonância com suas obrigações contratuais, informar a população sobre o cronograma dos reparos, dar ampla publicidade ao seus canais de atendimento e, por fim, se articular com o poder público para garantir agilidade ao serviço.
Por conta das ocorrências do dia 3, a Promotoria já havia proposto um Termo de Ajustamento de Conduta à companhia a fim de que houvesse indenização aos consumidores que ficaram, em alguns casos, cerca de uma semana sem energia e também mais aportes financeiros para que os eventos de interrupção de fornecimento de energia sejam menos frequentes e não tão prolongados.