Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 12 de august de 2013

Comissão Especial da Câmara discute Código Comercial

Fiesp realiza evento em parceria com a ESMP
Fiesp realiza evento em parceria com a ESMP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público, promoveu no dia 9/08 o Seminário da Comissão Especial do Código Comercial da Câmara dos Deputados, que analisa o Projeto de Lei 1572/2011, que cria o novo Código Comercial.

O objetivo do Seminário foi promover um debate com a sociedade empresarial em busca da simplificação e modernização do Código. A comissão quer sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre pessoas jurídicas. Também foram discutidos temas como denominação empresarial, títulos eletrônicos e comércio na internet.

Representando o Ministério Público do Estado de São Paulo, participaram como palestrantes os Promotores de Justiça Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos e José Vicente de Piero, da área de Falências; e Alexandre Demétrius, da área criminal. As exposições dos membros do MP-SP ocorreram com a coordenação do Desembargador José Reynaldo Peixoto de Souza e do ex-Procurador Geral de Justiça Paulo Salvador Frontini, árbitro da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da FIESP/CIESP e Professor de Direito Comercial da USP.

O Promotor Eronides Rodrigues, que falou sobre o tema “A Empresa em Crise”, destacou a necessidade da adoção de regras sistematizadas para o Direito Comercial brasileiro, em sintonia com a economia mundial. “Caso não haja um alinhamento, o Brasil deixará de ser um player internacional. Precisamos de regras sólidas, bem conhecidas, para que o investidor tenha a segurança necessária para aplicar no nosso País", disse.

A Promotoria de Falências da Capital encaminha uma média de 1922 processos por mês. Em 2013, o número de feitos chega a 13.458. Na área de falências, o Ministério Público atua como autor da ação penal falimentar e como fiscal da lei, garantindo segurança das relações jurídico-econômicas, na proteção dos direitos das vítimas das fraudes, ou seja, dos credores.

O MP também é o autor da ação revocatória, da extensão dos efeitos da falência e de desconsideração da personalidade jurídica, considerada pelo Promotor Eronides como uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. “Não podemos banalizar este Instituto”, alerta.

O Promotor citou ainda ferramentas para a recuperação de ativos em falência transnacional e as atividades da Comissão Internacional de Direito Comercial das Nações Unidas (UNCITRAL), que criou um modelo legislativo que atende às demandas comerciais internacionais para solucionar problemas, harmonizando o direito comercial internacional em 20 países signatários.

O Promotor de Justiça Alexandre Demétrius, ao falar sobre a visão do Ministério Público sobre o Projeto de Lei 1572/2011, ressaltou a importância de objetivar no código comercial a função social da empresa. José Vicente de Piero traçou um paralelo entre o Direito Comercial e o Direito de Família na nova proposta de legislação.

O Seminário da Comissão que analisa o Código Comercial terá uma segunda edição no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com a presença do Procurador de Justiça Alberto Camiña Moreira, do MP-SP, que também atua na área de falências. A data será divulgada oportunamente.

O evento contou com a presença do Procurador Mário Luiz Sarrubbo, Diretor da Escola Superior do Ministério Público; do Presidente da FIESP Paulo Skaf; da ex-Ministra Ellen Gracie, Vice Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da FIESP/ CIESP; do Coordenador da Comissão de Juristas do novo Código Comercial Fábio Ulhoa Coelho e dos Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), membro titular da Comissão Especial; Paes Landim (PTB/PI), relator-geral da Comissão; e Vicente Cândido (PT/SP), autor do projeto de lei 1572/11.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados