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Política de Uso das Redes Sociais da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo

 

       A criação e a manutenção pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP) de canais de comunicação com a sociedade por meio das mídias sociais devem considerar os princípios que regem o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), tais como: impessoalidade, publicidade, transparência, verdade, respeito aos direitos fundamentais, simplicidade, integração, diversidade regional, entre outros, expressos na Política de Comunicação Social do Ministério Público brasileiro (Recomendação CNMP nº 58/2017).

       A Escola Superior do Ministério Público de São Paulo está presente nas redes sociais por meio de sua página do Facebook, dos seus perfis no Twitter e no Instagram e, ainda, do seu canal no Youtube. Estes canais representam mais uma ferramenta para cumprimento do papel social do MPSP de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

       Dentro desse contexto de atuação do MPSP, as redes sociais da ESMP têm objetivo de cumprir o papel social da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo de difusão do conhecimento jurídico, bem como outras áreas do conhecimento, aos integrantes do Ministério Público de São Paulo e à sociedade.

       Todas essas contas são administradas por profissionais da comunicação e atualizadas diariamente pelo setor de Comunicação da ESMP. O setor é responsável pela seleção de pauta e frequência das postagens, análise da linguagem, criação de conteúdo, definição da identidade visual, criação de cronograma, interlocução com o público por meio da gestão dos comentários, moderação de conteúdo inadequados, além da promoção e acompanhamento dos índices gerados pelas postagens.

       Por entendemos que o público não tem tempo de buscar a informação em todos os locais, quem acompanha esses canais poderá perceber que as redes se conversam, ou seja, as postagens não são exclusivas de cada rede social, apesar de guardarem características próprias. O Facebook é um canal para divulgação de informação em forma de textos e imagens de maior impacto, além de possibilitar a transmissão ao vivo de eventos, como debates, seminários, entre outros. No Twitter, a prioridade é para notícias e informações em primeira mão, mas a rede também é usada para a divulgação de campanhas da instituição e de interesse geral, bem como eventos e cursos promovidos pela ESMP ou por instituições parceiras. O Youtube concentra os eventos transmitidos ao vivo, entrevistas exclusivas produzidas pela equipe da Comunicação da ESMP, campanhas, apresentação de cursos promovidos pela ESMP, entre outros. Já o Instagram tem foco direcionado para o compartilhamento de imagens, por isso, é alimentado com fotos e vídeos e, pode contar com textos, de no máximo 2.200 caracteres. O perfil da ESMP no Instagram pretende, por meio da informação e de uma identidade visual atraente, incentivar o debate, abordando temas que estão sendo discutidos no Brasil e no mundo.

       Essa rede social também pretende divulgar conteúdo de relevância para a sociedade com temas que abordem direito, saúde, educação, segurança pública, entre outros, podendo ser mais uma ferramenta de aprendizagem da ESMP.

       Destacamos que o Ministério Público é um dos principais parceiros da sociedade e, para atuar em seu favor, temos que ouvir a população. Nesse sentido, a ESMP exerce importante papel de órgão auxiliar do MPSP promovendo aperfeiçoamento funcional aos seus integrantes. Por isso, em todos esses canais, diante de comentários pertinentes, denúncias, dúvidas, reclamações e elogios, o cidadão será adequadamente orientado.

       É papel da Comunicação da ESMP responder a um dos direitos fundamentais dos cidadãos que é o direito à informação. Por isso, toda a comunicação das redes sociais da instituição segue as diretrizes expostas no “Manual do Ministério Público para Mídias Sociais”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tais como:

  • Uso de linguagem simples para facilitar a aproximação com os cidadãos;
  • Elaboração de conteúdos adaptados a cada tipo de público;
  • Tratamento sempre cordial dos cidadãos, ainda que estes não o façam;
  • Capacitação constante dos profissionais que lidam com mídias sociais;
  • Publicidade constante dos Termos de Uso aos usuários.

       Os comentários e mensagens serão respondidos de segunda a sexta-feira. O esforço é para participar da conversa sempre que possível. Em casos urgentes, a próprio Comunicação tomará conhecimento do assunto. Nos demais casos, o cidadão será orientado a buscar a área responsável pelo atendimento aprofundado de sua solicitação, como o setor de Educação à Distância (EAD), ou o setor de Eventos, ou a Pós Graduação, etc.

       Todos os comentários direcionados às páginas e perfis da ESMP nas redes sociais serão lidos, porém, nem todos serão respondidos e alguns poderão ser apagados. Mensagens que contenham palavras de baixo calão ou que sejam agressivas serão apagadas. Mensagens difamatórias, que molestem, ameacem ou, de qualquer forma, violem direitos de terceiros, além de apagadas, poderão ser denunciadas. Comentários não pertinentes ao tema da postagem poderão ser apagados ou apenas não respondidos. Comentários que se repitam em mais de uma postagem, que divulguem informações falsas ou fake news serão considerados SPAM, podendo ser apagados. O seguidor que insistir em ferir a política de uso das redes sociais da instituição poderá ser bloqueado ou banido.

 

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