Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 15 de may de 2020

Reunião com promotores e especialistas em saúde debate combate ao coronavírus

Isolamento social, testagem e uso de máscara foram alguns dos temas discutidos
Isolamento social, testagem e uso de máscara foram alguns dos temas discutidos

Foto reunião webinarA reunião ampliada dos promotores de Justiça da saúde com os médicos Caio Rosenthal e Gonzalo Vecina Neto aconteceu nesta sexta (15/5) e contou com cerca de 200 participantes, dentre eles, o Procurador-Geral de Justiça, Mario Sarrubbo e o diretor da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que acompanharam todo o evento. 

Com o objetivo de obter subsídios para orientar a atuação dos promotores de Justiça de todo o Estado, os especialistas apresentaram um panorama da contaminação pela Covid-19 no Brasil, abordaram a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos hospitais particulares, compartilharam informações sobre prevenção, e defenderam a manutenção do isolamento social.

Nesse contexto, os promotores de Justiça que atuam diretamente na área de saúde puderam debater formas mais eficazes de combate ao coronavírus.

Para o médico Gonzalo Vecina Neto existem “três componentes críticos  que aumentam a contaminação: densidade populacional, mobilidade e desigualdade social”. Por isso, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, evitando o colapso do sistema de saúde e salvando vidas.

Em relação a abertura de alguns comércios, o médico Caio Rosenthal demonstrou preocupação porque, segundo ele, “não há previsão para que a curva de contaminação diminua e o Brasil está muito abaixo do padrão de testagem mundial, sendo um dos países que menos testa”.

O Ministério Público criou um gabinete de crise integrado com especialistas em saúde com objetivo de articular e fomentar a atuação do MPSP enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Esta reunião, cumpre um dos objetivos do grupo de trabalho.

A reunião, organizada pelo GT de enfrentamento ao COVID-19 do Gabinete do PGJ, pelo CAO Cível e pela Escola Superior do MPSP, foi realizada pelo Teams.


espaço
espaço
 
espaço
Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP: 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7774/7990

Todos os direitos reservados