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Desaparecidos

O que é o Plid

O Plid é o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos¹ do Ministério Público do Estado de São Paulo. O Programa efetua um cadastro de desaparecimentos que usa e sistematiza dados de diversas fontes, assim auxiliando no processo de localização e/ou identificação de pessoas desconhecidas. O Plid busca, ainda, desenvolver estudos e fazer apontamentos acerca do necessário desenvolvimento de políticas públicas voltadas à questão do desaparecimento de pessoas, bem como firmar convênios que demonstrem ser possível o aprimoramento das investigações de busca. Embora o trabalho do Plid não substitua a apuração realizada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, é possível encaminhar casos para serem acompanhados de forma complementar. Para tanto, é disponibilizado um formulário de cadastro (veja abaixo) e há a possibilidade de envio de foto da pessoa desaparecida para publicação em nossa página em rede social.

¹ - O Plid foi criado pelo MP-RJ e há perspectiva de implantação pelos outros Ministérios Públicos estaduais, tornando-se um rico banco de dados nacional denominado Sinalid (Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos).

Orientações gerais


Assim que concluir que um familiar desapareceu, compareça a um Distrito Policial ou utilize a Delegacia de Polícia Eletrônica, para registrar a ocorrência. Não é necessário aguardar 24 horas. Faça imediatamente o Boletim de Ocorrência, pois esse é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento. Além disso, ligue para Emergência 190 e comunique o fato à Policia Militar para que essa também possa auxiliar nas buscas.

Em seguida, ajude-nos a registrar o desaparecimento no PLID preenchendo nosso formulário de cadastro. Após preencher as informações, caso tenha uma foto da pessoa desapaerecida, encaminhe para cadastrodesaparecido@mpsp.mp.br com o nome dessa como assunto. Procure uma foto recente e de boa qualidade. Lembre-se que a comunicação de desaparecimento ao Ministério Público não substitui o Boletim de Ocorrência.

Em nossa Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento, também são listadas outras providências importantes no processo de busca, tais como descartar a possibilidade de falecimento e a procura em hospitais.

Caso a pessoa desaparecida retorne ou seja encontrada, comunique o encontro por Boletim de Ocorrência em qualquer Distrito Policial ou pela Delegacia Eletrônica o mais rapidamente possível.

Se após percorridos todos esses passos, o desaparecimento persistir, continue mantendo contatos periódicos com os órgãos públicos que trabalham pelo reencontro. Não desanime e continue a fazer valer seus direitos como cidadã(o)!

Material de Apoio

Se uma criança faz falta em um quadro, imagine em uma família

Vídeo de campanha sobre crianças desaparecidas 

MPSP Desaparecidos

Confira campanha do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos

Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento
Acesse a publicação com orientações sobre prevenção e direitos durante a busca de uma pessoa desaparecida                                                                                                                                                    
Composição

Eliana F. Vendramini Carneiro

Coordenadora

Ricardo José G. de Almeida Silvares

Coordenador

Contate o Plid

Telefone:  (11) 3119-7183
E-mail: desaparecidos@mpsp.mp.br