Como aderir?
Clique para acessar o formulário de adesão ao Projeto.

O Projeto Cidades Antirracistas é fruto do trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MPSP, tendo sido implantado pela primeira vez no Vale do Ribeira por ocasião do Plano Geral de Atuação (PGA). O trabalho é desenvolvido com o apoio do CPDCN (Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra).

A adesão dos municípios paulistas contribui para a promoção da igualdade racial e para garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância.

Nesta página, saiba como os municípios podem aderir ao Projeto e confira dados, legislação e materiais informativos pertinentes ao tema.

Objetivos

O objetivo principal é fomentar a assinatura dos municípios paulistas à Carta Antirracista de São Paulo, que propõe efetivar a promoção da igualdade racial por meio da adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). 

A partir disso, a cidade deverá realizar a criação de quatro estruturas dentro do Poder Executivo: Conselho, Órgão, Plano e Fundo Municipal.
 

Compromisso

A adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas é uma demonstração do compromisso do Poder Público com a efetivação dos direitos fundamentais por meio do combate ao racismo em suas múltiplas formas. 
 

Como aderir

A adesão pode ser feita pelo Poder Público por meio do preenchimento do formulário linkado mais acima nesta página.
  

Materiais informativos

Assista

Painel interativo

Ao lado, clicando em "Mapa", navegue por um painel interativo com dados dos municípios paulistas e a adesão de cada um deles ao projeto.

É possível filtrar as cidades por critérios como assinatura da Carta de São Paulo, adesão ao Sinapir e estruturas do Poder Executivo.

Abaixo, acesse no Microsoft Power BI.

Legislação e SINAPIR

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) representa uma forma de organização e de articulação para que políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil sejam implementados

O SINAPIR foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) e regulamentado pelo Decreto nº 8.136/2013.

A  Lei Municipal de Jacupiranga nº 1.456/2022 é um dos os frutos do Projeto Cidades Antirracistas. O diploma normativo dispõe sobre uma Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, por meio da criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da criação do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Evento de adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas

Em evento ocorrido em novembro de 2023, 63 cidades paulistas formalizaram a adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas. Clique para acessar a notícia.

Material para os membros MPSP interessados em fomentar o Projeto
Cartilha
Confira roteiro com sugestões práticas para os membros do MPSP implantarem o projeto em sua cidade. 
Cartilha
Confira roteiro com sugestões práticas para os membros do MPSP implantarem o projeto em sua cidade. 

Contato