Link de exemplo

Rede de Enfrentamento ao Racismo

Criada no âmbito do gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, por meio da Portaria nº 9.269/2020-PGJ, a Rede de Enfrentamento ao Racismo surge com a finalidade de melhor conhecer o cenário da implementação de políticas afirmativas de igualdade racial, às discriminações étnico-raciais, e de estudar formas, estratégias e instrumentos de transformação desta realidade e de afirmação da igualdade racial. Está incumbida de elaborar estudos e planos de prevenção, realizar discussões e articulações com a sociedade civil, demais órgãos públicos e comunidade científica, ampliar canais de denúncias de violações às discriminações étnico-raciais, e construir parcerias para a aceleração das políticas de ações afirmativas pertinentes à adoção de estratégias com maior resolutividade na defesa da igualdade racial, tanto dentro da instituição como fora dela, atentando-se à transversalidade de raça, etnia, credo, gênero e orientação sexual, incentivando a primazia das práticas autocompositivas.
Composição

Susana Henriques da Costa

Promotora de Justiça | Secretária Especial de Políticas Cível e de Tutela Coletiva | Coordenadora-Geral do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva

Coordenadora da Rede de Enfrentamento ao Racismo

Cristiane Corrêa de Souza Hillal

Promotora de Justiça | Coordenadora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível e de Tutela Coletiva

Secretária da Rede de Enfrentamento ao Racismo

Confira todas as edições dos boletins da Rede de Enfrentamento ao Racismo

A segunda edição do Boletim da Rede de Enfrentamento ao Racismo é especialmente significativa por ter sido lançada no mês da consciência negra.
A primeira edição do Boletim da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MPSP traz a mulher negra para o centro do olhar.
As dicas culturais da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público do Estado de São Paulo formam um espaço de construção coletiva e contínua, seja pelos integrantes da rede ou de qualquer outro interessado. Novas dicas sempre são bem vindas! Para tanto, envie e-mail para: rededeenfrentamentoaoracismo@mpsp.mp.br.
Pesquisa "Somos Racistas? Enfrentando o racismo institucional no Ministério Público de São Paulo"

Confira artigo escrito por Clio Nudel Radomysler, que tem como objetivo refletir sobre o papel das instituições do sistema de justiça no enfrentamento ao racismo. Para o estudo, foi realizada uma etnografia do Grupo de Trabalho da Igualdade Racial Professor Joel Rufino dos Santos do MPSP.

Plano de Trabalho de 2021

Clique para baixar e conhecer todo o Plano de Trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do ano de 2021.

​​​​​Formulário "Movimentos da Luta Antirracista"

Acesse o formulário para cadastrar entidades parceiras da Luta Antirracista do Estado de São Paulo.​​​​​
 

Atlas da violência 2020

Conheça os dados divulgados no Atlas da violência 2020, publicado pel Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Vídeo

A promotora de Justiça Paula Figueiredo e o servidor Carlos Souza Júnior falam ao MPSP+ sobre o trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MPSP.
 

E-book

Confira o e-book produzido pelo MPSP, com o apoio da Rede de Enfrentamento ao Racismo. Acesse para baixar o arquivo em formato PDF. Na seção abaixo, você navega por diversas cartilhas que tratam sobre racismo.                                                   

Cartilhas

Contate a Rede de Enfrentamento ao Racismo

E-mail: rededeenfrentamentoaoracismo@mpsp.mp.br