Link de exemplo

Acessibilidade

Para navegar via teclado no portal do Ministério Público do Estado de São Paulo, utilize os recursos abaixo:

Navegação via teclado

ALT + 0: Redireciona o usuário para a página de acessibilidade
ALT + 1: Redireciona para o conteúdo da página
ALT + 2: Redireciona para o menu principal
ALT + 3: Direciona o foco para o campo de busca
ALT + 4: Redireciona o usuário para a página inicial
ALT + 5: Aplica ou retira o alto contraste

Observações:

  • Chrome: utilize os comandos descritos acima.
  • Internet Explorer: é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca de é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.
  • Firefox: em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
  • Firefox no Mac OS: em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
  • Opera: as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

ícone oficial VLIBRAS VLibras

O site do Ministério Público do Estado de São Paulo encontra-se acessível em Libras - Língua Brasileira de Sinais.

Para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, aqui é apresentado o conjunto de soluções Suíte Vlibras. O conjunto de soluções para surdos já está disponível para download no Portal do Software Público Brasileiro (SPB).

Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promovem o acesso de pessoas surdas aos conteúdos em computadores, dispositivos móveis e plataformas web em sua língua natural de comunicação.

Para uso interno nos equipamentos da Instituição, será necessária a abertura de chamado para instalação do navegador e da versão plug-in.


logotipo equalweb EqualWeb

O portal MPSP passou a contar com a ferramenta EqualWeb, que oferece ajustes de acessibilidade para facilitar a navegação e utilização do site. Fruto de um Termo de Cooperação assinado com a empresa, esse lançamento busca fortalecer o compromisso do MPSP em oferecer acessibilidade digital para atender pessoas que enfrentam alguma barreira visual, auditiva, motora, cognitiva, linguística, dentre outras.

A ferramenta pode ser acessada em qualquer página do portal extranet do MPSP clicando no ícone que fica na lateral esquerda da tela. Basta que o usuário selecione alguma das funcionalidades ou um perfil de acessibilidade que se encaixe com as necessidades de navegação.

Os perfis de acessibilidade oferecidos são: pessoa cega, pessoa com baixa visão, pessoa com daltonismo, pessoa com deficiência motora, pessoa com epilepsia, pessoa com TDAH, pessoa em alfabetização, pessoa na terceira idade, pessoa com dislexia.

Dentre os recursos que a ferramenta oferece, estão:

  • Leitor de tela: converte o texto em áudio, facilitando o acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência visual.

  • Comando de voz: oferece comandos de navegação por voz, ampliando o acesso a quem possui limitações motoras.

  • Navegação por teclado: permite que usuários com mobilidade reduzida naveguem pelo site usando apenas o teclado, sem necessidade do mouse.

  • Teclado virtual: permite o preenchimento de formulários apenas com o uso do mouse, facilitando assim a digitação para pessoas com dificuldades para utilizar o teclado.

  • Adicionar legendas: atende pessoas surdas ou com dificuldades auditivas, que dependem de legendas para entender vídeos e apresentações, ou pessoas que não podem ativar o som em determinada situação.

  • Modos de contraste, saturação e monocromia: permitem aumentar ou inverter o contraste das cores, proporcionando melhor legibilidade para pessoas com baixa visão, daltonismo ou sensibilidade à luz.

  • Ampliação de texto: possibilita aumentar o tamanho das fontes, tornando a leitura mais confortável para quem tem dificuldades visuais.

  • Leia o foco: é possível selecionar uma área de texto, que ficará iluminada para aumentar o foco e a atenção no trecho destacado.

  • Dicionário: é possível obter a definição de qualquer palavra, sendo uma boa opção para estrangeiros que ainda não têm total domínio da língua, pessoas em alfabetização ou dislexia.

Todas as opções disponibilizadas seguem os critérios estabelecidos pelo W3C (World Wide Web Consortium), a principal organização internacional que desenvolve padrões para a web e o guia de acessibilidade internacional WCAG (World Content Accessibility Guidelines).


Legislação


Acessibilidade para Pessoa com Deficiência (Art. 17 da Lei 10.098/2000)


Selos de acessibilidade

empresa promotora de impacto equalweb amiga da inclusão digital
certificado de acessibilidade digital LBI compliant equalweb acessibilidade digital